[Cobertura] Tribalistas encantam mais de 10 mil pessoas em sua primeira apresentação em Curitiba

Nenhum comentário

Tribalistas
Pedreira Paulo Leminski
Curitiba/PR
25 de agosto de 2018

Por Arianne Cordeiro e Olek Nowakowski

No último sábado (25), uma multidão se reuniu na Pedreira Paulo Leminski para presenciar a apresentação inédita em Curitiba dos Tribalistas. O trio, composto por Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte, quebrou um gelo de praticamente 16 anos, já que, apesar do grande sucesso alcançado com seu primeiro álbum de estúdio, de 2002, nunca havia feito uma turnê em conjunto até o presente momento. O show na capital paranaense não teve lotação máxima, mas conseguiu reunir um bom público apesar da brusca queda de temperatura, que chegou a 9ºC.

Com um pouco de atraso, o trio subiu ao palco para encontrar uma plateia de todas as idades. Crianças, jovens, idosos: todos cantavam durante todo o show, mesmo que a apresentação não fosse assim muito agitada, já que o ritmo da maior parte das músicas é mais lento, para encanto dos mais apaixonados.

Tribalistas 29
Foto por Arianne Cordeiro

O repertório passou tanto pelos clássicos conhecidos do público quanto pelo último álbum de vídeo lançado pelo trio, em 2017, contando ainda com algumas faixas da carreira solo de Marista Monte, que já contavam com a participação de seus colegas do Tribalistas. Durante o show, Marisa ressaltou que foi difícil escolher o repertório para as apresentações dessa turnê, já que foi necessário relembrar todo o repertório gravado em conjunto com Brown e Antunes.

Mesmo que os presentes ainda interagissem muito durante as canções novas e aquelas menos conhecidas do primeiro CD, as sensações do setlist foram mesmo os primeiros singles lançados pelo grupo: “Já sei Namorar”, “Passe em Casa”, “Velha Infância” e “Tribalistas”, com direito a bis para as duas últimas. “Amor I Love You”, de Marisa, também foi uma grande sensação, mesmo com sua curta duração, já que os graves de Arnaldo completam muito bem a melodia serena cantada por Marisa.

Tribalistas 04
Foto por Arianne Cordeiro

Outro grande destaque da noite foi a homenagem ao poeta Paulo Leminski que, se estivesse vivo, teria completado 74 anos na última sexta (24). Tendo sido amigo do escritor paranaense, Arnaldo Antunes puxou um coro de “Parabéns a você” para aquele que deu o nome ao local em que o show estava sendo realizado. Carlinhos Brown completou o coro, pedindo ao público que fizesse o famoso ajayô, realizado pelo cantor no programa The Voice, da Rede Globo de Televisão.

Muitos dos presentes, aliás, claramente compareceram para apreciar a presença de Brown, muito provavelmente por conta de sua fama no The Voice. Crianças carregaram faixas homenageando-o, e era notável a maior empolgação de alguns dos presentes quando sua voz assumia os vocais ou mesmo interagia com o público. Outro destaque de sua participação foi um elogio um tanto irônico aos vendedores de bebidas que estavam presentes (e geralmente compõem o cenário na Pedreira), comentando o quanto era “bonita a dança” daqueles que carregavam as caixas e dizendo que se assemelhavam a “barquinhos navegando”, o que causou algumas risadas na plateia.

Tribalistas 20
Foto por Arianne Cordeiro

Os telões, o cenário e a iluminação completaram a apresentação de maneira espetacular, tornando o show muito atrativo aos seus expectadores. Letras das canções que estavam sendo executadas, vídeos e fotos dos três cantores dançavam nas telas, ajudando o público a cantar com seus anfitriões e tornando tudo mais atrativo.

Quase ao final, o trio deixou seus instrumentos de lado e se juntou ao centro do palco, ligando as lanternas de seus celulares e incentivando o público a fazer o mesmo. Após, realizaram uma pequena coreografia, acompanhada pelo balanço do berimbau que era tocado por Carlinhos no centro do palco.

Tribalistas 27
Foto por Arianne Cordeiro

Agora, o trio segue para Brasília (01/09) e Belo Horizonte (07/09) para encerrar sua primeira turnê oficial, além de um show extra no Rio de Janeiro (06/10) que precisou ser marcado devido à grande procura do público. Após essas datas, o trio segue para uma turnê no continente europeu.

Confira a galeria de fotos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s