[Resenha] Desdominus – Inexplicável Existência

Desdominus – Inexplicável Existência
(Heavy Metal Rock – nacional)

Material gentilmente enviado por Sangue Frio Produções e Heavy Metal Rock

Por Clovis Roman

O grupo de death metal de Americana, São Paulo, Desdominus, sempre apresentou faixas em português nos álbuns anteriores, entretanto, pela primeira vez um álbum da banda vem com o título em nossa língua pátria. Todavia, apenas a faixa-título é em português, as demais são em inglês.

O CD Inexplicável Existência conta com oito faixas densas, agressivas e que não abrem espaço para enrolações. Muito pelo contrário, cada melodia, incursão acústica, riffs e batidas são bem costuradas, com uma distribuição perfeita das faixas no decorrer da audição.
A música passa por diversos caminhos dentro do metal extremo, como “My Last Winter”, que tem o thrash metal como base – com o adendo de incursões melódicas – mas conta com passagens próximas ao black metal, algo bem Belphegor.

Outra arraigada no thrash é “Misty Dimension”, com uma excelente passagem mais lenta e densa e com vocais sussurrados na parte final. Mais cadenciada, “Divine Shadow” lhe transporta para um lugar elevado por alguns breves instantes; belíssima sessão instrumental no minuto final, após uma pancadaria estridente.

A faixa-título, “Inexplicável Existência”, começa com dedilhado e um clima denso, mas logo a potência metálica toma conta do ambiente, com riffs rápidos e bateria a velocidade da luz, marcando território. Posteriormente, partes mais trampadas e passagens lentas complementam este arregaço em forma de música. Por sua vez, “Belong to Yourself” tem de tudo, até corais, mas brilha mesmo nos momentos mais violentos.

Tendo como base um andamento mais moderado, “Distortion of Reality” mantém a qualidade acima da média, sendo seguida por “Abyss of Lies”, com cara de clássico e uma estruturação perfeita. Botando uma pedra no caixão, “You Are Alone” fala sobre como não há ninguém ao seu lado, e que sua maior força é você mesmo. Mais agressiva que as anteriores, deixa um ar aflito ao fim da audição, o que, neste caso, é algo muito bem-vindo.

É um trabalho que compete de igual com muita banda gringa, daquelas que a galera curte mais por ser gringa que por ser, necessariamente, boa. Estou certo e convicto que a existência desta banda tem sim uma explicação: Manter viva nossa paixão ao metal e àquilo que o supremo underground nacional produz!

Uma sequência digna e ainda superior ao anterior, o excelente Uncreation. Este é o primeiro lançamento da banda pelo selo Heavy Metal Rock, e, no geral o quarto da carreira do Desdominus, iniciada no longínquo ano de 1993.

Compre o CD: https://hmrock.com.br/produto/desdominus-inexplicavel-existencia-cd/


Músicas:

  1. Inexplicável Existência
  2. Belong To Yourself
  3. Misty Dimension
  4. Divine Shadow
  5. My Last Winter
  6. Distortion Of Reality
  7. Abyss Of Lies
  8. You Are Alone

Deixe um comentário