[Resenha] Funeral Sex – The Gods Put The Demons On Earth

Funeral Sex – The Gods Put The Demons On Earth
(Heavy Metal Rock – nacional)

Material gentilmente enviado por Heavy Metal Rock e Som do Darma

Por Clovis Roman

Admito que o nome e a capa e o título do álbum me causaram certa confusão, por uma falta de ligação entre estes três elementos. Porém, no momento da audição quaisquer dúvidas sobre o conteúdo musical se esvaíram de imediato. Lançado pela Heavy Metal Rock, The Gods Put The Demons On Earth é o segundo álbum do Funeral Sex, que, a grosso modo, apresenta um deleitoso e lascivo Stoner Rock psicodélico.

Dando um pequeno panorama da abordagem musical do conjunto, “Genesis” traz de tudo um pouco, até mesmo uma parte super veloz que vai embora tão rápido quanto surgiu. Com a curiosidade aguçada, nos deparamos com “The Most Demonic and Diabolical Creatures”, bem mais palatável e nos quais os vocais limpos mostram a que vieram, cantando versos de luxúria. A construção da canção é brilhante, com elementos setentistas das mais variadas fontes. A fórmula se repete em “It’s Time to Die”, quase um rock alternativo com doses de peso anticomerciais. Melodias memoráveis transbordam em ambas.

Retornando à ares mais soturnos, a faixa-titulo traz vocalizações mais ríspidas, roupas, que casam perfeitamente com este doom/stoner psicodélico, com o adendo de instrumentos como violino e cello. Em contraponto, “The Last and Only Flight” é mais acessível e com passagens de fácil memorização, com o clima tétrico servindo apenas como um tempero.

Mais arrastada, “Like Tears in Rain” soa como uma reverência ao Black Sabbath setentista. Por sua vez, “In Memory” é como uma homenagem aos tempos antigos sem poluição e com mais liberdade, um relato até mesmo lúdico de momentos que não mais voltarão, embalado em um som tétrico com trechos sem distorção ou acalentados violão e voz.

A banda de Rio Claro, interior de São Paulo, conta com um músico bastante experiente, Vladimir Matheus, que entre outros trabalhos, tocou no Mordeath, com quem gravou, entre outros discos, o lendário Lux in Tenebris (1993). Os tempos são outros e o teor lírico, idem. Completam a excelente formação do Funeral Sex a baixista Thaís Pancheri e o baterista Baxos Rokiaa.

Com o soturno sendo o principal mote da sonoridade do Funeral Sex, “Hell” é outra mais vagarosa, com peso transbordante, invocando as profundezas do inferno com vozes próximas do gutural volta e meia e uma letra bastante maldita – há algumas partes de guitarra espetaculares, quase heavy metal, que são um belíssimo complemento. Se a abertura do CD acontece com “Genesis”, o encerramento, logicamente, vem com “The Apocalypse”, o capítulo final de uma obra sólida e aliciante. A derradeira faixa é a epítome das referências ouvidas nas canções anteriores, com forte acento doom. São mais seis minutos prazerosos de um álbum que vai demorar para voltar pra prateleira. Formidável.

Compre o CD: https://hmrock.com.br/produto/funeral-sex-the-gods-put-the-demons-on-earth-cd

Músicas

  1. Genesis
  2. The Most Demonic And Diabolic Creature Of The Face Of Earth
  3. It’s Time To Die
  4. The Gods Put The Demons On Earth
  5. The Last And Only Flight
  6. Like Tears In Rain
  7. In Memory
  8. Hell
  9. The Apocaliypse

Foto: Divulgação/Assessoria

Deixe um comentário