Gus G. – Quantum Leap
(Shinigami Records – nacional)
Material gentilmente enviado por Shinigami Records
por Clovis Roman
O guitarrista grego Gus G. vem trabalhando com o Firewind há cerca de 20 anos, e passou quase uma década como guitarrista de Ozzy Osbourne, período em que nós pudemos presenciar shows com as músicas do vocalista e também as faixas do Black Sabbath sendo tocadas da maneira que foram gravadas, e não fedendo gordura de fritura e harmônicos aleatórios sem critério. Lá, Gus G. desempenhou um trabalho fenomenal (respeitando os legados de Tony Iommi, Randy Rhoads e Jake E. Lee…), porém este foi apenas um capítulo de sua já longa carreira. Os últimos álbuns solo que o músico grego lançou são excelentes, mas aqui o cara deu um pulo significativo, inovando ao fazê-lo todo instrumental.
Inclusive, Quantum Leap pode justamente ser traduzido como salto quântico, um termo pouco comum em contextos científicos, mas que significa, a grosso modo, uma mudança abrupta ou avanço ou aumento repentino e significativo. Portanto, Quantum Leap é o título mais adequado possível para este trabalho. A edição brasileira, pela Shinigami Records, vem com um CD extra, que captura destaques selecionados de álbuns solos anteriores, gravados ao vivo em Budapeste, em 2018.
A ideia de fazê-lo assim, totalmente instrumental, veio da pandemia, com o próprio músico comentou: “Várias pessoas já haviam me pedido para fazer algo neste formato, mas nunca quis. Porém, veio a pandemia e o confinamento. A música era meu único escape. Não podia interagir com outras pessoas, fazer uma pré-produção no formato de banda. Sendo assim, concentrei a inspiração em coisas que podia fazer apenas com a guitarra”.
O resultado é um bom álbum de hard/heavy, com a guitarra sendo a voz do trabalho, em músicas criadas para serem coerentes, não apenas para serem uma base para demonstrações gratuitas de técnica desenfreada. As coisas funcionam muito bem, como uma banda mesmo, e até um ouvinte mais casual poderá ser conquistado pela força e bom gosto das onze faixas – basta ouvir, por exemplo, “Chronestesia”. Na verdade, um dos pontos positivos do CD é o fato de não ter blues, jazz e outras chatices presentes em discos instrumentais de grandes guitarristas por aí. O negócio aqui é metal e pronto!
No encarte, há comentários do músico para cada faixa, e observações pertinentes e honestas, como sobre “Fierce” poder ser uma faixa do Firewind, se tivesse vocais, ou admitindo que a ótima “Demon Stomp” foi feita para encher espaço no CD. Um dos grandes destaques é a última faixa, “Force Majeure”, lançada como single em 2018, com a participação especial de Vinnie Moore (UFO). No encarte, Gus G. explica que queria esta faixa apropriadamente posicionada em um álbum, não perdida como um single numa plataforma de streaming.
Falando em faixas instrumentais, o CD 2, uma gravação ao vivo, conta com duas delas: “Fearless” e “Thrill of the Chase”, ambas do álbum Fearless (2018), de onde vem a maioria das faixas do disco bônus, incluindo a inusitada e pesada cover de “Money for Nothing”, pérola do Dire Straits. Outra releitura, esta bastante fiel à original, é “Cold Sweat”, do Thin Lizzy. Com ela, Gus G. entra no hall de artistas que já a coverizaram, como Helloween, Sodom e Megadeth (além da versão horrorosa do Jorn), apenas para citar alguns.
Veredito
O álbum Quantum Leap é um trabalho instrumental de um guitarrista primoroso e técnico, que consegue ultrapassar as barreiras e tem potencial para alcançar um público não acostumado a este tipo de disco. Não há reinvenções musicais, mas há, sim, muita honestidade, técnica e bom gosto. Além de Gus G., Quantum Leap teve o baixo de algumas faixas gravadas pelo produtor Dennis Ward (Pink Cream 69, Unisonic) e a bateria por Jan-Vincent Velazco (Ghost). A capa feia não chama muita atenção, mas o conteúdo musical é primoroso. Ainda há um CD bônus com outras faixas, várias delas cantadas. Portanto, é um pacote especial e bastante atrativo.
Compre o CD: https://www.lojashinigamirecords.com.br/p-9491905-Gus-G.—Quantum-Leap-[CD-DUPLO]
Músicas
CD1
- Into The Unknown
- Exosphere
- Quantum Leap
- Chronesthesia
- Enigma Of Life
- Judgement Day
- Fierce
- Demon Stomp
- Night Driver
- Not Forgotten
- Force Majeure (feat. Vinnie Moore)
CD2
- Fearless
- Mr. Manson
- Letting Go
- Cold Sweat
- Force Majeure
- Money For Nothing
- Thrill Of The Chase

