27 de outubro de 2022
Teatro Positivo
Curitiba/PR
Por Clovis Roman
Celebrando seus 80 anos de vida, um dos baluartes da MPB, Gilberto Gil, fez a primeira de duas apresentações completamente sold-out no Teatro Positivo, casa com capacidade para cerca de 2.500 pessoas.
O clima político era visível logo na chegada na casa de shows, com muitos trajando roupas vermelhas, bonés do MST e adesivos adornando bonés, camisetas e jaquetas. Alinhado com este posicionamento, o artista incitou manifestações pró-Lula e se despediu do público curitibano fazendo um símbolo de L com as mãos.
Para quem se importa apenas com a música, a experiência foi igualmente satisfatória, afinal, Gilberto Gil apresentou um repertório vasto, repassando inúmeros de seus grandes clássicos, mesmo que a falta de “Expresso 2222” tenha sido sentida. Entre os hits, destaques para “A Novidade” (gravada pelo Os Paralamas do Sucesso), “Vamos Fugir”, “Esperando na Janela”, “Punk da Periferia”, “Andar com Fé” e “Palco”, além de “Toda Menina Baiana”, o encerramento que trouxe novamente as manifestações políticas em alto e bom som. Entre as versões, “Get Back”, do The Beatles, “Maracatu Atômico”, que ficou famosa com Chico Science & Nação Zumbi e, claro, “Não Chore Mais”, a versão aportuguesada de “No Woman no Cry”, de Bob Marley.
Um momento especial para o público curitibano foi a execução da música “Estrela”, música homônima à filha de Paulo Leminski e Alice Ruiz, Estrela Ruiz Leminski, escritora e compositora brasileira. Assim como em tantos outros momentos, o público cantou junto. Findadas as vinte canções do repertório (ou 22, considerando o medley que englobou “Respeita Januário”, “O Xote das Meninas” e “Eu Só Quero Um Xodó”), o público saiu de alma lavada, amplificando um clima de paz e esperança que vinha do âmago de cada um dos presentes no show: tanto dos fãs quanto do próprio artista.
Repertório
Tempo rei
A novidade
Não chore mais (No Woman, No Cry) [Bob Marley]
Vamos fugir
Esperando na Janela
Respeita Januário / O Xote das Meninas / Eu Só Quero Um Xodó
Drão
A paz
Estrela
Esotérico
Palco
Aquele abraço
Andar com fé
Get Back [The Beatles]
Barracos
Realce
Punk da periferia
Maracatu atômico [Nelson Jacobina e Jorge Mautner / Chico Science & Nação Zumbi]
Madalena
Toda menina baiana
