Sunroad – Live at Roça N’Roll Festival 2021
(Musik Records – nacional)
Material gentilmente enviado por Som do Darma
Por Clovis Roman
O Sunroad é uma banda goiana de hard rock/progressivo fundada no final dos anos 1990, e tem oito álbuns de estúdio. Este Live at Roça N’Roll Festival 2021, cujo título é bastante auto-explicativo, foi gravado durante a pandemia, ou seja, apesar de ser ao vivo, não foi registrado em um show convencional, com presença de público. O resultado, todavia, é bastante orgânico e consegue levar o ouvinte para outro ambiente durante seus 43 minutos de duração. A banda que o registrou conta com Steph Honde (voz), Van Alexandre (baixo), Netto Mello (guitarra) e o líder Fred Mika (bateria).
Cinco músicas, portanto, metade, são do último álbum de estúdio, o excelente Waking the Hemispheres (resenha aqui), e as demais dão uma repassada pelo passado da banda. A mais antiga é “Midwest Sand”, do segundo lançamento, Arena of Aliens (2003). O álbum Carved in Time contribui com duas faixas: “Master of Disaster” e “Into the City Lights”. As outras duas são do ótimo Wing Seven (2017): “White Eclipse” e “In the Sand”. Estas são as faixas dois e três de seus respectivos discos. Coincidência curiosa.
O CD abre com uma trinca do Waking the Hemispheres, nos ambientando com o atual trabalho do Sunroad – impossível passar batido por “Silence Erupting Inside” – , para então dar uma repassada em seu catálogo, começando com a quarta faixa, “Into the City Lights”, com uma performance estupenda do vocalista francês Steph Honde. Com longas partes instrumentais, “Midwest Sand” traz um tanto mais de peso (dentro dos padrões do estilo, claro), assim como a impecável “White Eclipse”.
Para encerrar a audição, o grupo retorna ao Waking the Hemispheres com “Crawling Back and in the Head” e “Living in a Dream (Red Sign Mirror)”, ambas mostrando que o Sunroad está em estado de graça no quesito criativo. Vale citar que todas as cinco músicas mais recentes são co-compostas pelo novo vocalista, que entrou não apenas como intérprete, mas como integrante efetivo. Além de cantar e compor, o cara ainda cuidou dos teclados neste registro ao vivo indispensável (atente-se à introdução, que já dita o tom da parada).
Motivos para comprar este CD não faltam: a música soberba, a execução primorosa, os vocais maduros de Honde, que soa como integrasse a banda há décadas. Além disto tudo, o ritual de comprar um material físico, colocá-lo no som enquanto confere o encarte e tudo o mais é algo que vem se perdendo cada vez mais. Combina, portanto, para um grupo que toca um som que traz zero modernidades, consumir sua música à moda antiga.
Músicas
01 – Walking The Hemispheres
02 – The Mess And Its Key
03 – Silence Erupting Inside
04 – Into The City Lights
05 – Midwest Sand
06 – White Eclipse
07 – Master Of Disaster
08 – In the Sand
09 – Crawling Back And In The Head
10 – Living In A Dream (Red Sign Mirror)

