Horizon Ignited – Towards the Dying Lands
por Clovis Roman
O Horizon Ignited é um dos proeminentes nomes da atual safra do death metal melodico, todavia, eles levam este rótulo a outro patamar (não superior ou inferior, apenas diferente), com elementos do metalcore e alternativo.
Bastante acessível e explicitando o amálgama de referências, “Beyond Your Reach” tem bons guturais e melodia principal de fácil memorização – o agudo do vocal no final é bem legal. Sua vizinha, “Servant”, ganha pontos pelas partes velozes durante os versos, algo que poderia ter tomado a frente no resultado final (como fazem mais a frente, em “End of the Line”). Os vocais limpos são razoáveis, os guturais e rasgados soam mais fortes.
A faixa-título “Towards the Dying Lands” chega mostrando os limites estilisticos do Horizon Ignited. O grande destaque do CD é “Guiding Light”, que tem uma pegada que remete ao fantástico grupo dinamarquês Withering Surface (do Force the Pace pra frente). Uma pena que o refrão frágil não acompanhe a excelência do resto da composição.
Seguindo as diretrizes sonoras, “Reveries” tem refrão mais acessível, com vocais limpos, entremeado entre partes fieis ao death metal melodico, repleto de grunhidos, se tornando uma das melhores faixas do CD. De mais fácil assimilação, “Aching Wings” basicamente deixa os guturais de lado, usando-os apenas no trecho final. O resultado é algo bastante radiofônico e agradável. Outro highlight do álbum.
A terceira música bastante cadenciada do disco, na sequência, é “Death Has Left Her Side”, que aposta com força em referências do heavy metal, incluindo solos dobrados de guitarra. Se fosse necessário escolher uma música do disco para escolher como clássico, seria esta. Tão dinâmica quanto ela é a última, “Eventide Of Abysmal Grief”, que traz um novo ar ao som do grupo sem perder o direcionamento ouvido até então. Riffs de guitarra marcantes dão um tempero extra à receita. Completa a tracklist “Fall Apart”, com refrão simples e mais peso que suas antecessoras.
Sobre as letras, o vocalista Okko Solanterä explica: “Algumas histórias são baseadas na dura realidade, como pensamentos suicidas, depressão agonizante e assim por diante, enquanto outras músicas refletem histórias fictícias de filmes épicos ou livros mitológicos. Também há crítica social e religiosa”.
O segundo álbum dos finlandeses do Horizon Ignited, Towards de Dying Lands, é uma experiência gelida e melodica, mostrando uma banda ainda mais coesa que no debut e com grande apelo comercial dentro do nicho heavy. Um prato cheio para fãs de música agressiva mas de fácil assimilação e para aqueles que curtem a pegada levemente soturna do metal nórdico.
Compre o CD: https://www.lojashinigamirecords.com.br/p-9492096-Horizon-Ignited—Towards-The-Dying-Lands

Músicas
1. Beyond Your Reach
2. Servant
3. Towards The Dying Lands
4. End Of The Line
5. Guiding Light
6. Reveries
7. Aching Wings
8. Death Has Left Her Side
9. Fall Apart
10. Eventide Of Abysmal Grief
