Gaerea, Warhammer, Hokmoth
28 de novembro de 2022
Blood Rock Bar
Curitiba/PR
por Clovis Roman
Pela primeira vez em turnê pelo Brasil, o grupo de black metal Gaerea passou por Curitiba no dia 28 de novembro, com a turnê de seu terceiro e melhor álbum, Mirage. Junto a eles, a banda grega Warhammer, retornando ao país divulgando Ashes and Cinders (2021). A abertura ficou com o Hokmoth, banda de black metal de Curitiba.
Com a função de iniciar os trabalhos, o Hokmoth, de maneira alguma, parecia ser uma banda que se apresentava ao vivo pela primeira vez. Com a experiência do guitarrista Yuri Seima (que integrou o lendário Sarx Thanatos em um saudoso e distante passado), o grupo apresentou um repertório forte, repleto de músicas amargas e obscuras. Contando com a vocalista convidada L. Scarlet (Alocer), tocaram todas as músicas do EP Neophytvs e uma ainda inédita, no caso, “Crimson Dusk”, que abriu o repertório após a intro gravada “Binamorph, Pt. I (Albedo)”. Na sequência, as músicas do EP, com destaque para “Qliphothic Meditation” e sua pegada mais calcada no death metal, e uma cover do Mayhem, “Freezing Moon”, para encerrar um show curto e poderoso. Infelizmente, por questões de tempo, “Realm of Flies” e “Nox Unleashed”, ambas novas, foram cortadas.
Repertório – Hokmoth
Crimson Dusk
Qliphothic Meditation
Binamorph, Pt. II (Eros and Violence)
Witnesses of a Dying Aeon
Ad Cultus Hokmoth
Sekthor
Freezing Moon [Mayhem]
O Warhammer tomou o palco de assalto logo depois, focando totalmente no mais recente álbum, Ashes and Cinders, lançado em 2021 pela Drakkar Productions. Com um repertório enxuto, tocaram apenas músicas deste CD. Apenas “The Aftermath” ficou de fora, de resto, todas as outras oito músicas (excetuando a intro) do disco foram apresentadas. Mostrando que superam quaisquer obstáculos, o quinteto veio à América do Sul com apenas quatro músicos. Por questões de saúde, o baixista Manos Vlachos ficou em casa, e o guitarrista Hercules Giotis assumiu as quatro cordas. O show não pode parar. Um dos destaques foi a performance agressiva e a presença de um saxofonista no lineup do grupo, e por mais que o volume de seu instrumento estivesse baixo, foi um complemento curioso e bem-vindo a massa sonora do Warhammer. “Quandary”, a saideira, foi um dos momentos mais marcantes, pois mescla diversos elementos, indo de partes cadenciadas a velozes com tranquilidade, além de passagens intrincadas e vocais cavernosos.
Repertório – Warhammer
Collateral Damage
Dissocated
Flamma
Crack to Oblive
Lingering Shade
Shightless Forms
Tightrope
Quandary
A grande atração da noite, o Gaerea impactou de imediato ao público com sua postura e figurino. Assim como nas fotos promocionais, os músicos tocam com vestes prestas e pinturas corporais igualmente obscuras, com leve tom dourado. A presença de palco alucinada e hedionda do vocalista Guilherme Henriques chamou a atenção de todos durante o show. Ao final, inclusive, ele ficou sozinho no palco, se despedindo do público com gestos parcos.
De Mirage, o disco cujas músicas tem apenas uma palavra em seus respectivos títulos, foram cinco: a macabra e colérica “Deluge”, “Laude”, “Mantle”, a faixa-título “Mirage” e a apocalíptica “Salve”, um esporro sonoro sem precedentes. Em um setlist com dez músicas, destinaram metade desta quantidade para canções dos outros dois álbuns: Duas do debut Unsettling Whispers (2018) e três do Limbo (2020). Destas, mesmo que todas tenham sido impressionantes, com flertes com thrash e death metal, “Urge” foi um dos highlights. O épico “Conspiranoia” não ficou para trás, entretanto.
Para estas datas na América Latina, o Gaerea trouxe o o guitarrista do polêmico Shining, Kevin Storm, o que foi um ótimo adendo musical. Das indumentárias a parte musical, o Gaerea mostra o motivo de estarem crescendo tanto nos últimos tempos. Não duvido nem um pouco que, daqui a uma década, serão um dos grandes nomes do black metal. Quem foi conferir esta primeira empreitada dos caras por aqui, pode te testemunhado o começo de um legado gigantesco. Se mantiverem esta pegada, este é o inevitável destino dos gajos.
Repertório – Gaerea
Deluge
Salve
Null
Absent
Cycle of Decay
Conspiranoia
Mantle
Mirage
Urge
Laude
















