[Resenha] Holy Moses – Invisible Queen

Holy Moses – Invisible Queen

(Shinigami Records – nacional)

Por Clovis Roman

Prestes a se aposentar, a banda de metal alemã Holy Moses lançou seu epitáfio intitulado Invisible Queen. Liderada pela vocalista Sabina Classen por décadas, a formação entrega aquilo que era o esperado pelos fãs, com músicas enérgicas e agressivas. O grupo surgiu em 1980, como um dos pioneiros do thrash metal na Alemanha, e sobreviveu pelas décadas seguintes com honra, apesar de um hiato de seis anos dentro desse período de mais de quatro décadas; Sabina é a única integrante remanescente da década oitentista.

Em termos de estrutura musical, o álbum apresenta uma mistura de riffs pesados, solos corretos e sólida seção rítmica. A produção evidencia a sonoridade de cada instrumento, enquanto os vocais entregam performances corretas em canções com certa dinâmica. Como destaques, o thrash metal vigoroso da faixa de abertura, “Downfall of Mankind”, com os melhores vocais de todo o CD, a pancadaria com ares modernos e uma pitada de hardcore de “Cult of the Machine” e a rápida e curta “Outcasts”, daquelas que ao vivo deve virar um rolo compressor.

No que diz respeito ao contexto lírico, Invisible Queen aborda diversos temas, como a crítica a dependência da tecnologia, em “Cult of the Machine” ou uma espécie de auto louvor na faixa-título, entoado com uma performance vocal bastante ríspida e até mesmo descompromissada. Há momentos em que algo mais de melodia traria mais dinamismo à audição, como fica evidente na supracitada faixa, ou então em “Through The Veils Of Sleep”, a derradeira.

Invisible Queen é um álbum de despedida que, ao mesmo tempo que fica longe de ser um fiasco, tampouco se aproxima da lista dos álbuns mais impactantes lançado pelo grupo. Louva-se, todavia, a persistencia de Sabine e seus músicos nesses anos todos. Segundo a própria, “Não temos que agradar a todos. Temos nosso próprio som característico, com eventuais batidas e estruturas incomuns, passagens tecnicamente exigentes, além de letras interessantes que lidam com o lado sombrio das pessoas e suas mentes”. O legado do Holy Moses que fica para o cenário metal é este: Uma banda determinada que sempre fez o que quis.

Compre o CD: https://www.lojashinigamirecords.com.br/p-9496037-Holy-Moses—Invisible-Queen

Músicas

1. Downfall Of Mankind
2. Cult Of The Machine
3. Order Out Of Chaos
4. Invisible Queen
5. Alternative Reality
6. The New Norm
7. Visions In Red
8. Outcasts
9. Forces Great And Hidden
10. Too Far Gone
11. Depersonalized
12. Through The Veils Of Sleep

Foto: Axel Jusseit

Deixe um comentário