Os pilares do metal gótico britânico, o Cradle Of Filth , tiveram uma trajetória um tanto acidentada desde o início do novo milênio, com várias mudanças na sua formação. E com mais uma nova formação, eles lançaram em 2015, o seu décimo segundo álbum de estúdio “Hammer Of The Witches”.
Hammer of the Witches é a tradução comum em inglês do Malleus Maleficarum, um tratado religioso medieval sobre a identificação e punição de bruxas.
A pesar do ceticismo de muitas pessoas de que o Cradle Of Filth conseguisse ser tão subversivo e indomável quanto era em sua primeira fase de infâmia, “Hammer of the Witches” oferece os primeiros frutos de uma formação rejuvenescida e consegue o truque de ser, ao mesmo tempo, uma alegre lembrança das glórias passadas e um significativo renascimento criativo.
O álbum é uma porrada atrás da outra e talvez seja o álbum mais centrado nas guitarras dentro da discografia do Cradle Of Filth . Na verdade, “Hammer of the Witches” está gloriosamente transbordando de arpejos do Black Metal, riffs do Thrash mais tradicional, um toque efusivo de Iron Maiden e solos e mais solos.
Depois da introdução bastante atmosférica chamada ‘Walpurgis Eve’, entra a explosiva ‘Yours Immortally’ e imediatamente você poderá perceber algumas mudanças muito importantes e bem-vindas. Martin “Marthus” Škaroupka se consolida como um digno sucessor na bateria mas, a maior mudança está nos novos guitarristas Marek “Ashok” Šmerda (ex-membro da banda de cult tcheca Root) e Richard Shaw (NG26). Com estas duas últimas aquisições, o Cradle Of Filth retorna vitorioso ao sistema de guitarra dupla dos anteriores e clássicos álbuns “Cruelty and the Beast” (1998) e “Midian” (2000). Para simplificar, os dois guitarristas mais do que competentes forneceram essa injeção de ânimo que a banda precisava, e muito, naquele momento. Porém, também não podemos esquecer da nova tecladista Lindsay Schoolcraft que inclusive engrandece a faixa ‘Right Wing of the Garden Triptych’ com seus belos vocais.
“Hammer of the Witches” do Cradle Of Filth já disponível pela parceria Shinigami Records/Nuclear Blast Records
