De 27 de agosto a 1º de setembro, Curitiba recebe a nova edição do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro, um evento que tem o objetivo de incentivar a produção e a cultura cinematográfica no país.
O festival, que está em seu sétimo ano, reunirá 48 curtas-metragens de estudantes de instituições de ensino superior de 14 estados brasileiros, sendo 15 produções paranaenses, que integram as duas mostras do Metrô: a Panorama e a Competitiva, com sessões gratuitas na Cinemateca de Curitiba. Os filmes premiados pelos jurados na mostra competitiva levarão o tradicional troféu Passagem para casa.
Além das exibições na telona, que contarão com debates e discussões com os espectadores, o evento ainda contará com oficinas com temas pertinentes ao universo da sétima arte, em que os responsáveis pelos projetos participarão, assim como o público, podendo receber consultorias, dicas e conselhos da equipe de profissionais.
“Recebemos inscrições de todo o Brasil e, após o processo de seleção pela nossa equipe de curadoria, chegamos nas produções que integram a programação da sétima edição do Metrô. Esses curtas-metragens têm em comum o anseio e o desafio de contar histórias, construir personagens e universos ficcionais, resultando em obras desafiadoras tanto no cinema mais experimental como no documental e na ficção. São obras que expõem para o público parte do cenário do cinema universitário brasileiro”, comenta Gabriel Borges, diretor artístico do Festival do Cinema Universitário Brasileiro.
Entre os curtas-metragens selecionados, estão produções que abordam temas sociais, como consciência ambiental, proteção à mulher, racismo, religião, entre outros, assim como obras de ficção.
Serviço:
Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro
Data: 27 de agosto a 1º de setembro de 2024
Local: Cinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos de Carvalho, 1174, bairro São Francisco)
Programação gratuita
Site oficial: www.metrouniversitario.com.br
Instagram: @metrouniversitario
Youtube: https://www.youtube.com/c/Metr%C3%B4Festival
FOTO: Divulgação
