Uma das bandas mais icônicas do Grindcore finlandês, o Rotten Sound foi formado em 1993 e logo se destacou no cenário extremo underground com o lançamento de diversos EPs até lançar seu álbum de estréia, “Under Pressure”, em 1997. Ao longo de três décadas, a banda construiu uma discografia sólida, culminando em seu oitavo álbum, “Apocalypse, lançado em 2023 e que agora é lançado no Brasil via Cianeto Discos em um licenciamento exclusivo e limitado em 300 cópias.
Entretanto, até chegar ao lançamento de “Apocalypse, a banda enfrentou um hiato de sete anos. De volta ao estúdio e de acordo firmado com a gravadora Season of Mist, o quarteto, formado por Keijo Niinimaa (vocal), Mika Aalto (guitarra) e os “novatos” Sami Latva (bateria) e Matti Raappana (baixo), não poupou esforços neste retorno. O álbum conta com 18 faixas despejadas em apenas 20 minutos de pura intensidade.
A produção do CD ficou suspensa por um período devido a diversos contratempos, com as gravações concluídas ainda em janeiro de 2022, mas o lançamento final foi adiado até que tudo fosse resolvido. Em entrevistas, o vocalista Keijo Niinimaa revelou que a banda não sentiu a pressão de lançar algo rapidamente após “Abuse to Suffer” (2016). Ele explicou para o site Distorted Sound Magazine que a pandemia e questões logísticas retardaram o lançamento, mas isso permitiu que a banda polisse o material e entregasse algo ainda mais brutal e relevante.
Para adquirir “Apocalypse”, acesse: https://cianetodiscos.com.br/produtos/rotten-sound-apocalypse-cd/
Assista ao vídeo de “Suburban Bliss”:
Foto: Mika Aalto
