Hurricanes é uma banda gaúcha de rock clássico setentista que surgiu em 2016 e lançou seu primeiro álbum, o ótimo autointitulado, em 2023. No mesmo ano, a banda ganhou notoriedade por abrir o show do The Black Crowes em São Paulo.
A escolha para tocar ao lado da banda dos irmãos Robinson não poderia ser mais apropriada, pois a banda trabalha misturando Led Zeppelin com influências fortíssimas do southern rock dos anos 1970 – basicamente o que os Crowes fizeram a carreira inteira.
O segundo álbum da banda, Back to the Basement, é consideravelmente superior ao primeiro disco: a produção é perfeita e realmente faz o disco soar como se tivesse sido lançado em 1972, os músicos demonstram um domínio completo da estética que buscam emular e as composições estão inspiradíssimas.
O repertório do álbum é impecável, mas alguns destaques são a abertura com “Penny in My Pocket” (essa é mais The Black Crowes do que qualquer outra), a bela balada “Down the Street”, que tem uma performance vocal fantástica e uma linha de baixo lindamente melódica; a “zeppeliniana” “Through the Lights”, que emula a banda de Jimmy Page de forma digna, sem copiar descaradamente; e a faixa de encerramento “Colors”, cujo riff principal lembra Jimi Hendrix e a segunda metade parece ter saído de um disco do The Allman Brothers Band.
Altamente recomendado para quem é fã de The Black Crowes e ficou decepcionado com a produção fraca que destrói o potencial de “Hapiness Bastards”, disco que a banda lançou em 2024, e para os fãs do rock n’ roll setentista que não aguentam mais bandas que simplesmente copiam Led Zeppelin.
Foto: Divulgação
