[Resenha] BLIND CHANNEL – Exit Emotions

Blind Channel – Exit Emotions
(Shinigami Records)

por Clovis Roman

A banda de Post-hardcore alternativo Blind Channel, surgiu em 2013, e tem em Exit Emotions seu quinto disco de estúdio. Lá fora, saiu pela gravadora dos caras, a Century Media, tendo sua edição nacional pela consagrada Shinigami Records. O som da banda é uma fusão de referências ao rock alternativo, pop, hardcore e até algo de rap – como evidente em “Wolves in California” ou na parceria com os americanos do From Ashes to New em “Xoxo” – fazendo um som que pode servir como porta de entrada para a nova juventude mergulhar nas vertentes musicais mais famosas. Seriam um excelente nome para o cast do Knotfest, por exemplo.

Em fevereiro de 2021, a banda participou da seleção finlandesa para o Eurovision Song Contest 2021 com a música “Dark Side” (que saiu no disco do ano seguinte, intitulado Lifestyles of the Sick & Dangerous), se saindo vencedores na seletiva e chegando ao sexto lugar na competição final. Nessa performance, pintaram os dedos do meio de vermelho, após serem informados de que não poderiam levantá-los, pois era ‘um programa de família’.

Se em momentos eles soam mais agressivos – sempre sem perder o acento pop -, em outros trabalham de maneira efetiva com arranjos mais delicados, como a radiofônica “Die Another Day”, na qual há a participação da cantora RØRY (Roxanne Emery), que trouxe um pouco mais de harmonia ao todo. Com riffs quebrados e passagens com vocais limpos grudentos, “Phobia” retoma a fórmula das músicas anteriores à supracitada balada. O resultado é mais uma faixa palatável, que deve funcionar muito bem ao vivo, pelo ritmo dançante e versos convidativos. A própria banda comenta esse aspecto em comunicado oficial: “É o primeiro álbum que abordamos a partir de uma perspectiva ao vivo, mostrando a energia bruta de nossos shows ao vivo. Tudo é mais pesado, desde a afinação de nossos instrumentos até os temas sobre os quais estamos berrando”.

Daí, inclusive, vem o conceito do título do disco. Enquanto em turnê, os músicos acabaram parando em um ambiente escuro, com bolas com espinhos no teto e música. Notaram que aquilo era o ambiente que muitos buscavam para extravasar suas emoções e viver o momento. Uma porta de saída de emoções. É isto que o título e a capa do álbum representam.

A música mais fraca é “Happy Doomsday”, meio cansativa, mas “Red Tail Lights”, que vem na sua cola, ajusta o cenário e retoma o clima de festa que o disco emana. Mais afável, “Flatline” conduz o ouvinte para a saideira, “One Last Time… Again”, outro grude, com todos os elementos que constróem um single de sucesso. Essa é uma das mais pops e provavelmente a melhor entre as doze faixas do CD. 

No final das contas, Exit Emotions tem um título um tanto traumático. Meses após o lançamento do disco, em outubro, o Blind Channel anunciou que entrou em hiato por tempo indefinido; a edição nacional saiu em novembro. Nesse meio tempo, mesmo assim, fizeram uma turnê com o gigante Lacuna Coil e alguns shows em seu país Natal, antes de se retirarem. Portanto, este trabalho marcou sua saída do showbusiness, ao menos por enquanto. O que fica, todavia, é a música do sexteto e as motivações que ela traz – mesmo desconsiderando a parte lírica de fugaz profundidade.

Compre agora mesmo sua cópia: https://www.lojashinigamirecords.com.br/p-9501377-Blind-Channel—Exit-Emotions

Músicas

  1. Where’s The Exit
  2. Deadzone
  3. Wolves In California
  4. Xoxo
  5. Keeping It Surreal
  6. Die Another Day
  7. Phobia
  8. Happy Doomsday
  9. Red Tail Lights
  10. Not Your Bro
  11. Flatline
  12. One Last Time…Again

Foto: Christian Ripkens

Deixe um comentário