Blind Channel – Exit Emotions
(Shinigami Records)
por Clovis Roman
A banda de Post-hardcore alternativo Blind Channel, surgiu em 2013, e tem em Exit Emotions seu quinto disco de estúdio. Lá fora, saiu pela gravadora dos caras, a Century Media, tendo sua edição nacional pela consagrada Shinigami Records. O som da banda é uma fusão de referências ao rock alternativo, pop, hardcore e até algo de rap – como evidente em “Wolves in California” ou na parceria com os americanos do From Ashes to New em “Xoxo” – fazendo um som que pode servir como porta de entrada para a nova juventude mergulhar nas vertentes musicais mais famosas. Seriam um excelente nome para o cast do Knotfest, por exemplo.
Em fevereiro de 2021, a banda participou da seleção finlandesa para o Eurovision Song Contest 2021 com a música “Dark Side” (que saiu no disco do ano seguinte, intitulado Lifestyles of the Sick & Dangerous), se saindo vencedores na seletiva e chegando ao sexto lugar na competição final. Nessa performance, pintaram os dedos do meio de vermelho, após serem informados de que não poderiam levantá-los, pois era ‘um programa de família’.
Se em momentos eles soam mais agressivos – sempre sem perder o acento pop -, em outros trabalham de maneira efetiva com arranjos mais delicados, como a radiofônica “Die Another Day”, na qual há a participação da cantora RØRY (Roxanne Emery), que trouxe um pouco mais de harmonia ao todo. Com riffs quebrados e passagens com vocais limpos grudentos, “Phobia” retoma a fórmula das músicas anteriores à supracitada balada. O resultado é mais uma faixa palatável, que deve funcionar muito bem ao vivo, pelo ritmo dançante e versos convidativos. A própria banda comenta esse aspecto em comunicado oficial: “É o primeiro álbum que abordamos a partir de uma perspectiva ao vivo, mostrando a energia bruta de nossos shows ao vivo. Tudo é mais pesado, desde a afinação de nossos instrumentos até os temas sobre os quais estamos berrando”.
Daí, inclusive, vem o conceito do título do disco. Enquanto em turnê, os músicos acabaram parando em um ambiente escuro, com bolas com espinhos no teto e música. Notaram que aquilo era o ambiente que muitos buscavam para extravasar suas emoções e viver o momento. Uma porta de saída de emoções. É isto que o título e a capa do álbum representam.
A música mais fraca é “Happy Doomsday”, meio cansativa, mas “Red Tail Lights”, que vem na sua cola, ajusta o cenário e retoma o clima de festa que o disco emana. Mais afável, “Flatline” conduz o ouvinte para a saideira, “One Last Time… Again”, outro grude, com todos os elementos que constróem um single de sucesso. Essa é uma das mais pops e provavelmente a melhor entre as doze faixas do CD.
No final das contas, Exit Emotions tem um título um tanto traumático. Meses após o lançamento do disco, em outubro, o Blind Channel anunciou que entrou em hiato por tempo indefinido; a edição nacional saiu em novembro. Nesse meio tempo, mesmo assim, fizeram uma turnê com o gigante Lacuna Coil e alguns shows em seu país Natal, antes de se retirarem. Portanto, este trabalho marcou sua saída do showbusiness, ao menos por enquanto. O que fica, todavia, é a música do sexteto e as motivações que ela traz – mesmo desconsiderando a parte lírica de fugaz profundidade.
Compre agora mesmo sua cópia: https://www.lojashinigamirecords.com.br/p-9501377-Blind-Channel—Exit-Emotions

Músicas
- Where’s The Exit
- Deadzone
- Wolves In California
- Xoxo
- Keeping It Surreal
- Die Another Day
- Phobia
- Happy Doomsday
- Red Tail Lights
- Not Your Bro
- Flatline
- One Last Time…Again
Foto: Christian Ripkens
