Poucas vezes na história da música um nível de virtuosismo tão elevado rendeu tanta diversão aos ouvintes (e aos próprios músicos) quanto no disco ao vivo e acústico Friday Night in San Francisco, dos lendários guitarristas Al di Meola, John McLaughlin e Paco de Lucia.
O entusiasmo da plateia só não é maior do que a diversão dos músicos ao improvisarem em conjunto, com frases extremamente complexas que se desenvolvem de forma quase simbiótica. É impressionante a forma como, mesmo em meio a improvisos absurdamente complicados, os músicos parecem entender exatamente onde o outro está buscando chegar e o acompanham com maestria e até com uma aparente (e certamente falsa) facilidade.
Em vários momentos, pode-se escutar a risada dos instrumentistas ao terem que “responder” ao improviso um do outro, como se falassem “eu não acredito que você fez isso”. Merece destaque a citação ao tema de A Pantera Cor de Rosa, que leva todos os presentes à loucura e é seguida por um improviso surreal em cima de uma harmonia de blues.
Misturando jazz e flamenco, Friday Night in San Francisco é um disco fundamental para compreender os níveis mais elevados de virtuosismo já registrados em violões e para testemunhar a colaboração de músicos absolutamente geniais, que se divertem sem parar ao mesmo tempo em que executam os solos mais complexos que alguém pode ouvir na vida. Imperdível!
