Festival de Curitiba: Cemitério de Automóveis, grupo de teatro do paranaense Mário Bortolotto, celebra 43 anos com uma mostra no Fringe
Com uma trajetória inspiradora, o londrinense Mário Bortolotto, um dos nomes mais importantes da dramaturgia brasileira, celebra 43 anos do grupo de teatro Cemitério de Automóveis no 33.º Festival de Curitiba. A mostra é uma das surpresas do Fringe na edição de 2025.
Desde 1996, quando deixou o norte do Paraná para fixar raízes em São Paulo, Bortolotto fez do grupo Cemitério de Automóveis uma referência na cena alternativa paulistana. Em 2000, o artista recebeu o Prêmio Shell de Melhor Autor por “Nossa Vida Não Vale um Chevrolet”. No mesmo ano, o versátil Mário, que é ator, diretor, dramaturgo, escritor e compositor, recebeu o Prêmio APCA de Melhor Autor pelo Conjunto da Obra.
Na Mostra de 43 anos do Grupo de Teatro Cemitério de Automóveis, uma das 12 programadas pelo Fringe em 2025, serão apresentadas 4 peças e um show musical da banda Saco de Ratos, da qual Mário é vocalista. Bastante influenciado por histórias em quadrinhos, cinema, blues, rock e o universo beatnik, Bortolotto cria espetáculos com um estilo próprio. “A seleção foi feita pensando que só poderíamos levar espetáculos razoavelmente pequenos, com elencos reduzidos, por conta dos custos que teríamos”, explica Bortolotto.
De 2 a 6 de abril, a mostra do Cemitério de Automóveis ocupa o Miniauditório do Teatro Guaíra (Glauco Flores de Sá Brito). “O Festival de Curitiba é muito importante, porque é uma vitrine de grande parte do que tá acontecendo em teatro no país. As poucas vezes que participamos do festival nos foram muito gratificantes. E este ano a gente tá indo pro Fringe com uma pequena mostra de espetáculos e com um show da nossa banda de rock, então, estamos com uma expectativa muito legal. E vai ser bacana também poder fazer os espetáculos no Miniauditório do Guaíra, que é uma sala que nos recebe desde 1985. Foi nela que fizemos nossa primeira apresentação em Curitiba com o espetáculo ‘Feliz Natal, Charles Bukowski’”, explica Mário Bortolotto.
Festival de Curitiba
Os ingressos para o Festival de Curitiba podem ser adquiridos pelo site oficial www.festivaldecuritiba.com.br ou na bilheteria física localizada no Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 – Piso L2, Centro Cívico).
A 33ª edição do Festival de Curitiba acontece de 24 de março a 6 de abril, reunindo cerca de 350 atrações em mais de 70 espaços de Curitiba e Região Metropolitana. A programação inclui espetáculos teatrais premiados e aclamados pelo público, estreias nacionais e uma ampla diversidade de manifestações artísticas, como dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e gastronomia.
Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.
Foto: Annelize Tozetto/Festival de Curitiba
