[Cobertura] Ancient: banda apresenta suas principais músicas com uma visceralidade notável

Ancient
13 de abril de 2025
Basement
Curitiba/PR

Por Luís S. Bocatios
Fotos de Clovis Roman

Na noite deste domingo (13), o Ancient, ícone do black metal norueguês, se apresentou no Basement, em Curitiba, em um show que fez parte da primeira turnê da banda pelo Brasil.

O repertório consistiu na performance do álbum clássico The Cainian Chronicle praticamente na íntegra, três músicas de outros discos e um cover do Bathory, uma das bandas mais importantes para o desenvolvimento do metal extremo.

Lord Kaiaphas e Aphazel (foto: Clovis Roman)

A imersão em The Cainian Chronicle foi tão completa que a banda convidou o vocalista que cantou no disco, o brasileiro Valério Costa (conhecido como Lord Kaiaphas) para participar das cinco datas no Brasil. Ele se juntou ao baixista Dhilorz, aos guitarristas Ivan McSimon e Zel, antigamente conhecido como Aphazel, e ao baterista Volkun.

Individualmente, não há dúvidas de que o grande destaque da banda é Volkun. Mesmo sem um kit tão extravagante, como é comum em bandas de metal extremo, o baterista demonstra ser uma usina de energia que espanca seu instrumento como se não houvesse amanhã, ao mesmo tempo em que demonstra uma técnica altamente refinada principalmente no que diz respeito à sua utilização do prato de condução.

Aphazel (foto: Clovis Roman)

O restante da banda também é super competente: Kaiaphas tem uma excelente presença de palco e conversa com o público durante o show inteiro, com frases pontuais mas sempre bem aceitas; a dupla de guitarristas é irrepreensível, exibindo uma velocidade implacável e ainda achando momentos melódicos interessantes; e o baixista pouco aparece, mas não compromete em momento nenhum.

O baixo ser quase inaudível é praticamente uma característica do gênero, dá para contar nos dedos as bandas de metal extremo que tem um baixista de destaque. Portanto, o baixo estar soterrado na mixagem parece mais uma opção estética do que um problema no som da casa – que, aliás, estava muito bom e dava totais condições para a banda soar tão agressiva quanto queria.

Ancient em Curitiba (foto: Clovis Roman)

Em relação ao repertório, há muito pouco do que reclamar: foram tocadas nove das onze canções do disco mais aclamado da banda. Um prato cheio para os fãs, que ainda tiveram a oportunidade de ouvir três músicas do álbum de estreia, Svartalvheim, e “13 Candles”, clássico do Bathory que havia sido gravado pelo Ancient em seu último álbum de estúdio, Back From the Land of the Dead, que foi gravado pelo baterista Nick Barker, conhecido por seu trabalho com bandas como Cradle of Filth, Dimmu Borgir, Brujeria e Testament.

Alguns dos grandes momentos do show foram “At the Infernal Portal (Canto III)”, cuja atmosfera densa arrepia até o fundo da alma, a excelente “The Cainian Chronicle Part II: Lilith’s Embrace”, cujo videoclipe marcou os anos 1990, e “Song of Kaiaphas”, na qual o vocalista guiou o público para fazer um coro no refrão.

O baixista Dhilorz, na banda há 27 anos (foto: Clovis Roman)

É verdade que o Basement estava longe da lotação, mas o público que compareceu parecia ser realmente fã da banda, o que gerou uma recepção calorosa e enérgica para os músicos e uma ótima sinergia entre banda e plateia.

Repertório
Ponderous Moonlighting
The Cainian Chronicle, Part I: The Curse
The Cainian Chronicle, Parts III & IV: Disciplines of Caine/Zillah and the Crone
At the Infernal Portal (Canto III)
Cry of Marianne
Prophecy of Gehenna
Song of Kaiaphas
The Pagan Cycle
The Cainian Chronicle, Part II: Lilith’s Embrace
Trumps of an Archangel
The Call of the Absu
Eerily Howling Winds
13 Candles [Bathory]

Galeria de fotos:

Deixe um comentário