Saxon – Strong Arm of the Law
(WikiMetal / Oporto da Música – nacional)
por Clovis Roman
O Saxon adotou a atual alcunha em 1978, e não muito depois, colocou o disco de estreia, autointitulado, no mercado. Na virada da década, em ritmo frenético, lançaram não um, mas dois álbuns ainda em 1980. Primeiro, veio Wheels of Steel, lançado em maio. Um mês depois, os caras já estavam dentro do estúdio gravando o sucessor, Strong Arm of the Law, que saiu em novembro. Boa parte das ideias que se concretizaram neste play vieram da sessão de composição do anterior, afinal, estavam em efervescência criativa.
O trabalho parece uma coletânea, afinal, ao menos cinco de suas oito músicas são clássicos de um repertório vasto e de força raramente igualada por outro nome do estilo. Para celebrar o heavy metal em sua mais pura forma, “Heavy Metal Thunder” explode nos alto falantes após um ruído de introdução dispensável. Os riffs alucinados e os versos gritados com convicção convencem de imediato. A interpretação emotiva e visceral de Byford em “To Hell and Back Again” é o tempero ideal para um heavy metal agressivo mas com ganchos melódicos inesquecíveis. Vê-la ao vivo, na turnê de 2011, foi um dos grandes momentos da minha vida dentro da música pesada.
Depois de um som frenético e outro mais pegajoso, surge a brilhante faixa-título, em um crescendo envolvente, outro clássico instantâneo com algo blueasy, só que sem a dose de chatice que estilo emana, e segue no repertório até os dias atuais. A letra versa sobre uma das inúmeras vezes que foram parados pela polícia, à procura de drogas. Segundo os mesmos, eles eram mais de beber chá. Em um dos shows da banda que trabalhei, comprovei que eles amam, de fato, esta bebida, sem, todavia, deixar de lado as cervejas e os destilados.
Unindo o melhor dos mundos, “20.000 Ft” é mais um hino atemporal, com o ritmo frenético do rock e o peso do metal, novamente com Biff entregando tudo e mais um pouco, com uma energia que realça as linhas vocais, principalmente nos versos. Os primeiros segundos de “Taking Your Chances” espantam, pois soam bastante atuais, desde a concepção musical até a sonoridade da produção em si. O riff agitado logo abre espaço para uma música que conversa com as demais, não soa deslocada ao mesmo tempo que não se destaca. A pérola escondida aqui atende por “Hungry Years”, que me traz uma lembrança curiosa: num show em São Paulo (2019), a banda deu ao público algumas músicas de opção, estando “Hungry Years” em meio a hits como “Motorcycle Man” e “Ride Like The Wind”. Perdeu feio; apenas meia dúzia de gatos pingados gritaram em aprovação quando seu nome foi sugerido. Um crime metálico.
A despojada “Sixth Form Girls” tem uma ponte espetacular e riffs majestosos de guitarra, mesmo que seja uma música mais simples no geral. A letra, por sua vez, é bastante problemática. Fechando com chave de ouro, outra que perdurou no repertório ao vivo por décadas, “Dallas 1 PM”, de andamento moderado e cativante, uma ode honesta ao rock and roll. Com ela, encerra-se o tempo regulamentar de Strong Arm of the Law, em menos de 38 minutos de duração.
A edição nacional, da WikiMetal em parceria com Oporto da Música, traz trÊs faixas, sendo “20.000 Ft” e “Heavy Metal Thunder”, oriundas de uma sessão gravada em Abbey Road e “Mandy”, uma versão embrionária de “Sixth Form Girls”, que somam mais 12 minutos ao disquinho, disponível para os brasileiros em uma versão especial, com slipcase e encarte com fotos e um texto que disserta aquela época. É impossível passar incólume por um disco do Saxon, ainda mais quando é um de seus maiores clássicos. Quebre agora mesmo aquele seu Load, do Metallica, e compre imediatamente esta versão de Strong Arm of the Law.
Compre o CD: https://www.wikimetalstore.com.br/produto/356/cd-saxon-album-strong-arm-of-the-law-slipcase
Músicas
Heavy Metal Thunder
To Hell and Back Again
Strong Arm of the Law
Taking Your Chances
20,000 Ft
Hungry Years
Sixth Form Girls
Dallas 1 PM
20.000 Ft (Abbey Road)
Mandy (Sixth Form Girls demo)
Heavy Metal Thunder (Abbey Road)
Foto: Clovis Roman
