Luz Vermelha HC – Agora Já Era
(independente – nacional)
Material gentilmente cedido por Luz Vermelha HC
por Clovis Roman
Em pouco mais de onze minutos, Agora Já Era, novo EP dos parnanguaras do Luz Vermelha HC, mostra a que veio, com um – como o nome do grupo preconiza – hardcore violento, sem um mínimo segundo de enrolação. A abertura, “Era do Cancelamento”, traz velocidade e referências de Ratos de Porão e Agnostic Front (principalmente pelas nuances metal em algumas partes do arranjo).
Ainda mais agressiva, beirando o thrash metal, “Chapado de Cloroquina” tem título auto-explicativo, mostrando que o grupo está alinhado com o caráter de protesto e consciência social inerente ao estilo. O mugido no final é uma sacada sutil e genial. Para quem necessita de algo mais na cara, a brevíssima lista de agradecimentos não deixa dúvida: “Só não agradecemos a patriotário, de resto que foi contra o cão e a morte de mais de 700 mil brasileiros, obrigado”.
Mostrando que sabe do que é capaz, a banda destila violência com “Armadilhas”, que anda de mãos dadas com “O Diabo Não Vai Com a Sua Cara”, que versa sobre uma vizinha xarope ouvindo louvor nas alturas (quanto à volume sonoro, não em relação a elevação espiritual). Mostrando uma gama variada de abordagens líricas, “Caiçara” fala sobre o hardcore, na linha daquelas letras do supracitado Agnostic Front. A música é a mais diferente das cinco, por ser a única com mais de três minutos de duração e dinâmicas mais amplas (e tem até um outro com rabeca); todavia, sem deixar de ser uma pancada.
O hardcore caiçara do Luz Vermelha HC surgiu no final dos anos 1990, e mostra que, quase trinta anos depois, ainda tem muita lenha para queimar. A formação atual, responsável por este mais recente registro, conta com Jeferson (bateria), Matha (guitarra), Jota (baixo) e Keio (vocal). Este CD é material para ouvir repetidas vezes (e tem que ser em material físico mesmo, pois o trabalho não está disponível nas plataformas digitais). Agora já era: Virei fã da banda.

Músicas
1 – Era do Cancelamento
2 – Chapado de Cloroquina
3 – Armadilhas
4 – O Diabo Não Vai Com a Sua Cara
5 – Caiçara
Confira mais sobre o Luz Vermelha HC em @luzvermelhahc_oficial.
Foto: Reprodução do encarte do CD, creditado para Flávio Czepelski e Matheus Webber.
