João Gordo – Brutal Brega: MPB Mode
(WikiMetal – nacional)
por Clovis Roman
João Gordo é uma figura única. É vocalista de banda de punk/hardcore com carreira internacional, apresentador de TV, ativo em ações sociais, profundo conhecedor de música e muito mais. Aos 60 anos, decidiu lançar mais um disco com seu projeto Brutal Brega, com o sufixo “MPB Mode”, produzido por Val Santos e que presta tributo à música brasileira ao reimaginar sucessos nacionais em versões punk.
Com 10 faixas, o trabalho traz releituras de clássicos eternizados por nomes como Caetano Veloso, Tim Maia, Belchior, entre outros. A premissa é curiosa, então vou deixar meu veredito final antes de iniciar as análises individuais: Este é um disco que deve ser encarado pelo prisma da diversão — afinal, não foi feito para reescrever a história, tampouco para rivalizar com o passado. É apenas uma celebração despojada e punk rock à MPB, com a autenticidade de quem sempre fez tudo do próprio jeito.
O disco abre com tudo: “Sobradinho” (Sá e Guarabyra) ficou perfeita no estilo punk rock. A métrica de “Atrás do Trio Elétrico” é tão frenética que causa estranheza e não convence, esta que é uma das três de Caetano Veloso regravadas por Gordo. As outras são “Um Frevo Novo”, que não se destaca mesmo sendo bacana, e “A Filha da Chiquita Bacana”, tão fraca quanto a original.
“Coroné Antonio Bento” tem instrumental preciso e uma dinâmica certeira, cortesia de Val Santos, também produtor musical do disco. Santos – que tocou nos primórdios do Viper nos anos 1980, e também no Toyshop – toca todos os instrumentos, exceto o baixo em um punhado de faixas.
Uma delas é “Galos, Noites e Quintais”, de Belchior, com as quatro cordas registradas por Daniel ET (ele toca em seis canções no total), uma das melhores faixas, ao lado da releitura roqueira da música de terreiro “Cavaleiro de Aruanda”, composição de Sergio Jorge Dizner, conhecido como Tony Osanah, que ganhou amplitude nacional com Ronnie Von.
“Sebastiana” – famosa com Jackson do Pandeiro – diverte, assim como “Tropicana”, aquela do Alceu Valença, afinal, a original é fantástica e aqui Gordo traz sua bagagem sem descaracterizar o clássico. São 25 minutos de rock descontraído, ideal para ouvir em festas ou ao vivo.
Compre o CD: https://www.wikimetalstore.com.br/produto/349/cd-joao-gordo-brutal-brega-mpb-mode-pre-venda-lancamento-22-11
Músicas:
- Sobradinho
- Coroné Antonio Bento
- Atrás do Trio Elétrico
- Galos, Noites e Quintais
- Cavaleiro de Aruanda
- Um Frevo Novo
- Espelho Mágico
- Sebastiana
- A Filha da Chiquita Bacana
- Tropicana
Capa: Reprodução
