Gorencephalic – Gore of the Forgotten
por Clovis Roman
Formado em 2023, o Gorencephalic conta com ex-integrantes do Deformity BR, sendo o baterista Yuri Hamayano (também com passagem pelo Martyrdom), o baixista e vocalista Krusius Barreto e o guitarrista Fulvio Alsan. Completa o time o guitarrista Andrey Braga. Gore of the Forgotten é um EP, lançado em dezembro de 2024, lançado em parceria com as produtoras IHells Productions, Arautos da Morte Records, No Salvation Records e Abismo Metal Store. Na versão física, o CD conta com duas faixas bônus: “Procedure” e “Agony Yells”, ambas ao vivo.
A gravação é crua, mas não é seca. O som preenche o ambiente, espalhando o death metal mórbido do grupo, como fica evidente logo na abertura com a imponente “Human Waste Colony”, que só pelo título já seria genial. Os vocais variam técnicas, os riffs são sempre sombrios e a velocidade fica em segundo plano, como que para realçar o peso da composição. As referências vão do thrash ao death metal dos anos 1990, ao Devourment, Morbid Angel (“ECT” tem um ar meio Herectic, o disco maldito dos americanos) e até mesmo Portal, com alguns arranjos mais claustrofóbicos.
Como destaque, “Post-Morten Analysis”, um amálgama do que foi apresentado nas faixas anteriores, porém dando um passo além no caos e brutalidade. Mesmo assim, é um EP homogêneo e robusto. São 16 minutos de composições autorais, mais seis das faixas bônus, somando cerca de 22 minutos de pancadaria. Como as músicas são estruturadas de maneira a não perder tempo, a sensação ao terminar a audição é de que passou menos tempo. Apertar o play repetidas vezes é um movimento quase involuntário.
Faixas bônus.
Ambas foram registradas ao vivo – uma consta no encarte como tendo sido gravada em Salvador, em janeiro de 2024, a outra não consta onde foi registrada. Em todo caso, o par de canções remetem aos tempos de Deformity BR, algo entendível, já que ¾ do Gorencephalic passou por lá.
Novidade
Entre a confecção desse texto e a publicação do mesmo, a banda lançou um novo material: o single “Body Snatcher”, que parece ter sido registrado nas mesmas sessões de Gore of the Forgotten, tanto pela qualidade técnica da gravação como pela abordagem musical e execução. Siga o quarteto em @gorencephalic.
Músicas
Human Waste Colony
Asylum
Metrazol Convulsions
ECT
Post-Mortem Analysis
Procedure (live)
Agony Yells (live)
Foto: Bruno Prospero
