O projeto Shamangra anuncia a turnê Holy Land 30th – The Freedom Call, que celebra os 30 anos de lançamento do álbum Holy Land, lançado pelo Angra em 1996, um marco técnico por fundir as estruturas do heavy metal com elementos da música erudita e ritmos da cultura brasileira, estabelecendo uma estética que projetou o gênero produzido no Brasil para o mercado internacional.
O protagonista da turnê é o baixista Luis Mariutti, membro da formação original do Angra e responsável pelas linhas de baixo dos álbuns Angels Cry, Holy Land e Fireworks. A busca por uma sonoridade com identidade nacional partiu de Mariutti ainda na fundação do grupo, quando propôs a inserção do ritmo de baião adaptado ao baixo para a composição de “Never Understand”, conceito que viria a ser aprofundado e expandido no repertório do “Holy Land”.
Confira as datas confirmadas até o momento – ingressos disponíveis em https://www.mariuttiteam.com/shamangra:
01/05 – Café Piu Piu – São Paulo/SP
09/05 – Capivaras – Ponta Grosa/PR
10/05 – TBA – Maringá/PR
16/05 – New York Pub – Poços de Caldas/MG
17/05 – Caverna – Belo Horizonte/MG
23/05 – Salão Buckfest – Tupã/SP
24/05 – Ipaussu Rock Fest – Ipaussu/SP
13/06 – TBC – Batatais/SP
Para a execução deste espetáculo, a formação do Shamangra conta com músicos de diferentes trajetórias. Além de Luis Mariutti, o grupo é composto pelo guitarrista Hugo Mariutti (Shaman), pela vocalista Hanna Paulino e pelo baterista Alessandro Kelvin. A novidade na escala de músicos é o guitarrista mineiro Gustavo Lacerda, da banda No Void Shelter, que representa a nova geração do cenário metal. O projeto se posiciona como um ponto de intersecção entre artistas veteranos e novos talentos que cresceram sob a influência das bandas originais.
A turnê marca um período de autonomia na carreira de Luis Mariutti, que gere este novo ciclo sem amarras contratuais ou interferências externas. O músico descreve o momento atual como um período de liberdade criativa, voltado tanto para a preservação de sua história quanto para o incentivo à renovação da cena brasileira. Sobre este momento, Mariutti destaca: “São 40 anos de carreira, 30 anos de ‘Holy Land’, 25 anos de Shaman e incontáveis momentos que moldaram gerações. ‘Holy Land 30th – The Freedom Call’ é uma celebração de uma trajetória viva, de um legado em movimento e de uma liberdade de entregar ao público a minha história da forma mais verdadeira possível”.
Foto: Clovis Roman
