[Cobertura] Richard Clayderman encanta público maduro em show datado e tocante

Richard Clayderman
07 de junho de 2024
Teatro Guaíra
Curitiba/PR

por Clovis Roman

A música de Richard Clayderman permeou minha existência. De certo modo, sempre fui consumidor de suas sonatas no decorrer dos anos, mesmo que sem intenção. Portanto, para encerrar um ciclo que perdura há quatro décadas, nos festejos de 45 anos de carreira do pianista, me pareceu digno presenciar um concerto do músico, que entregou, milimetricamente, exatamente aquilo que eu e todos os presentes estávamos esperando.

A apresentação teve início a todo vapor, considerando as devidas proporções, com canções dando apenas um rápido aceno, ao ponto de, após dez minutos de iniciado o concerto, tínhamos já ouvido cinco músicas. Acompanhado por uma orquestra de cordas, simetricamente posicionada nas laterais do palco, o artista abriu com “Viva La Vida”, aquela composição de Joe Satriani que o Coldplay emprestou. Ainda no embalo da abertura das cortinas, vieram momentos cruciais como “Chariots of Fire” e a indispensável “Ballade pour Adeline”, o maior hit comercial de Clayderman. 

Richard Clayderman (foto: Clovis Roman).

Vários longa-metragens foram referenciados durante o repertório, com destaque para “Titanic Symphony”, com dez minutos de duração. Em um igualmente extenso movimento, um medley generoso trouxe trilhas de filmes como Era uma Vez no Oeste, Piratas do Caribe, Indiana Jones (brilhante, apesar de breve em demasia), Missão Impossível, Star Wars e James Bond, entre tantos outros. Usar a nostalgia em apresentações musicais sempre dá certo.

Outros momentos de destaque foram a lúdica “My Toy” (com girafinhas e patos dançando no telão); “Mariage d’amour”, “Waltz of the Flowers”, de Tchaikovsky e a “Radetzky March”, obra de Johann Strauss. Notáveis também o “Paris Medley”, com temas sobre a capital francesa, junto a imagens no telão, e “Live and Let Die”, glorioso clássico do The Wings, que é bom de ser ouvido em qualquer formato ou arranjo possível.

Richard Clayderman (foto: Clovis Roman).

Em momentos como a interpretação de “The Phantom of the Opera” (aquela mesma que o Nightwish eternizou), de  Andrew Lloyd Webber, o acompanhamento discreto de instrumentos elétricos e percussivos foi adicionado por faixas de apoio. Os holofotes, obviamente, permaneceram em Clayderman, que se mostrou bastante simpático. Falou diversas vezes ao microfone, volta e meia mandando um algo como “Se vocês gentilmente permitirem, vou tocar a próxima música”. Além disso, levantou algumas outras para tirar fotos, autografar discos e até mesmo ouvir um ou outro xarope que queria conversar com ele. Sim: No intervalo de uma música, um camarada começou a puxar papo e, como Clayderman deu trela, o cara embalou e acabou indo tirar uma foto com o ídolo, enquanto todo o resto do teatro esperava pacientemente.

Richard Clayderman interagindo com o público (foto: Clovis Roman).

Próximo ao encerramento do espetáculo, que durou aproximadamente 90 minutos, ele novamente agradeceu os fãs, frisando que esta foi a quinta vez que esteve na cidade: “Muito obrigado e até breve”, declarou, em português mesmo. Antes de encerrar de vez com a brega “Con te Partirò”, de Andrea Bocelli, ainda presenciamos a “Clayderman Beat”, que se resume a uma vinheta cafonérrima – mas divertida – que canta o nome do artista, enquanto o mesmo interage com o pessoal. A geração Ouro Verde FM vibrou, na medida do possível, com este ótimo concerto que celebrou os 70 anos do pianista e 45 de carreira. 

Richard Clayderman (foto: Clovis Roman).

Repertório:
Viva la Vida (Coldplay)
Murmures
A Comme Amour
Chariots of Fire (Vangelis)
Ballade pour Adeline
All I Ask of You
The Phantom of the Opera (Andrew Lloyd Webber)
Root Beer Rag (Billy Joel)
Titanic Symphony
My Toy
Souvenirs d’enfance
Mariage d’amour
Corazón de Niño
You Raise Me Up
Star Wars Theme (John Williams)
Once Upon a Time in America (Deborah’s Theme) (Ennio Morricone)
Mission: Impossible Theme (Lalo Schifrin)
The Chorus (Bruno Coulais)
James Bond Theme (Monty Norman)
Live and Let Die (Wings)
Once Upon a Time in the West (Ennio Morricone)
Indiana Jones Theme (John Williams)
Once Upon a Time in America (Ennio Morricone)
Shape of My Heart (Sting)
Pirates of the Caribbean Theme (Hans Zimmer)
We’re All Alone
Waltz of the Flowers(Pyotr Ilyich Tchaikovsky)
Paris Medley
Can Can (Jacques Offenbach)
Clayderman Beat
Radetzky March (Johann Strauss)
Con te Partirò (Andrea Bocelli)

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