[Resenha] Dr. Kong – Protagonista

Nenhum comentário

Dr. Kong – Protagonista
(CD  – 2017)
Material enviado por Roadie Metal

por Clovis Roman

O Dr. Kong é uma banda um tanto nova, foi formada em 2015. E eles já chegaram ao seu debut, o homogêneo Protagonista. O som é um Rock and Roll que se encaixa do que foi feito dentro desse rótulo no Brasil nos anos 80 e 90, sem necessariamente lembrar algum dos baluartes do estilo. A qualidade da gravação é alta, deixando tudo bem audível e com certo ‘punch’. A cozinha rouba a cena, sólida e precisa. O disco merece ao menos uma audição para se atentar ao trabalho do baixo e da bateria; “Não Perca o Humor” é um bom exemplo.

O desempenho do vocalista tem seus pontos altos e baixos. De positivo, as melodias vocais são em sua maioria bem agradáveis, especialmente nos refrões. Com uma vibe meio Legião Urbana, porém menos lúgubre, “Fale Tudo” é um bom exemplo. Mas nela mesma, e em algumas outras das 12 faixas, é possível notar o ponto negativo de Protagonista. Os vocais são unidimensionais, pouco variam; nas canções mais agitadas sua performance parece imobilizada. Nas canções mais radiofônicas, entretanto, o todo funciona. A mixagem deixou a voz muito alta, e isto também contribui para ressaltar as monocórdias.

Em compensação o trampo de guitarras é soberbo, cortesia da dupla Eliel de Carvalho e Gustavo de Carvalho, que demonstram técnica sem desperdiçar uma nota sequer. O trabalho da dupla em “Olho do Furacão” é nada menos que espetacular. Até mesmo na mais ‘blueseira’ “Consciência” os caras se destacam, nesta, ao lado da supracitada cozinha, formada pelo baterista Wagner Arruda e pelo baixista Gustavo Silva.

Entre os cerca de 50 minutos de duração do disco, destacam-se as canções mais acessíveis como “Passos” e “Por Sorte”. A primeira, inclusive, tem cara de vídeo clipe, daqueles que viram sucessos de alcance nacional; aqui, a performance do cantor Flávio casa perfeitamente com o instrumental conciso, básico e efetivo da canção. Já “Me Chame Essa Noite” é a melhor de todo o trabalho, uma canção de amor singela, profunda. Seu potencial comercial é inacreditável! Protagonista é o primeiro capítulo discográfico do Dr. Kong. O grupo tem letras interessantes e instrumental sólido, cativante. Se os caras focarem nessas qualidades latentes, o Dr. Kong pode vir num futuro próximo com discos de importância ao Rock Nacional.

MÚSICAS
01. Protagonista
02. Fale Tudo
03. Honoráveis Primatas
04. Olho do Furacão
05. Consciência
06. Superficial
07. Indignação
08. Não Perca o Humor
09. Rarefeito
10. Passos
11. Me Chame Essa Noite
12. Por Sorte
13. Metanoia

Ouça

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s