O músico curitibano João Triska receberá este final de semana o Prêmio Grão de Música, uma das grandes honrarias da música brasileira na atualidade. Ele está no meio de outro 14 artistas de todo o país, que serão condecorados na 5ª edição da premiação.
O álbum Iguassul, lançado por Triska em 2016, foi oque o alçou ao prêmio. O trabalho faz uma profunda viagem pelo cancioneiro popular do Paraná e do Sul do Brasil, revelando a preocupação do artista em manter viva a cultura dos primórdios da música, exaltando também a cultura e costumes indígenas e ritmos tradicionais, como o chamamé, a milonga e a folk music. O próprio artista comentou a honraria: “Além de ser um grande incentivo para a minha carreira, tomo também como um reconhecimento pelo trabalho em Iguassul […] e isso é algo muito especial para mim”.
Além do troféu, o Prêmio Grão de Música também traz uma coletânea com músicas de todos os artistas premiados. No caso de Triska, a música selecionada foi ‘Milonga Flor’, composta pelo gaúcho Érlon Péricles.
Antes de Iguassul, Triska havia lançado “Nos Braços dos Pinheirais” em 2015, e figurou entre os 100 melhores da música brasileira daquele ano. O mais recente trabalho conta com a participação de Paulinho Moska.
A premiação tem entrada gratuita, e vai acontecer no Centro Cultural Olido, na Av. São João, 743, no centro da cidade de São Paulo.
