[Cobertura] Milton Nascimento e Tiago Iorc: Mestre e aprendiz em perfeita sintonia

Nenhum comentário

Milton Nascimento & Tiago Iorc
Teatro Guaíra
Curitiba/PR
10 de dezembro de 2017

por Clovis Roman e Kenia Cordeiro

O mestre Milton Nascimento, também conhecido pela alcunha de Bituca, tem 75 anos, sendo 50 deles de carreira discográfica. Em 1967 foi lançada sua estreia no mercado fonográfico, Travessia, cuja faixa título foi um dos momentos mais sublimes da apresentação que fez no palco do Teatro Guaíra, em Curitiba. Ao seu lado, Tiago Iorc, cujo qual primeiro álbum saiu em 2008, mais de 40 anos depois de Milton. E mesmo com essa diferença colossal de idade e experiência, a interação, o aprendizado mútuo entre ambos e a sintonia musical, aquela coisa abstrata difícil de por em palavras, foi notável.

O formato escolhido pela dupla foi o mais simples possível. No palco, um par de cadeiras e microfones. Fazendo uso deles, dois músicos celebrando suas obras como velhos amigos. E é notável como ambos se dão bem. Iorc chegou a contar (levou 5 minutos) como foi conhecer Milton e falou sobre suas peripécias na casa do carioca para impressioná-lo; tudo isto em um clima fraternal e descontraído.

No show, meia dúzia de músicas da carreira de Tiago Iorc, e mais de uma dúzia de canções de Milton Nascimento, indo de sucessos como “Maria Maria” e “Bola de Meia Bola de Gude”, até canções feitas por ele para outras artistas, como “A Festa” (Maria Rita) e “Paula e Bebeto” (Gal Costa, esta composta ao lado de Caetano Veloso). Nessa última, ambos evidenciaram como casaram perfeitamente como artistas; interpretação brilhante. Abrindo a apresentação, Iorc e Nascimento cantaram, juntos, “Um Dia Após o Outro”, linda faixa do jovem, vinda do álbum Zeski, de 2013. Depois veio a fabulosa “Travessia” e a marcante “Bola de Meia, Bola de Gude”, ambas do veterano.

Faixas de Iorc como “Mil Razões”, “Eu Errei”, a amargurada “Liberdade ou Solidão” e “Alexandria” competiram de maneira honrosa ao lado de sons do quilate de “Ponta de Areia”, “Caçador de Mim” e até mesmo “Canção da América”. Foi um repertório escolhido de maneira inteligente, com músicas que se entrelaçaram e criaram uma unidade. O show, assim, fluído, pareceu ter durado muito menos tempo do que de fato durou.

Mesmo com toda essa homogeneidade, se destacaram também, além das supracitadas, pérolas como “Dia Especial”, releitura do Cidadão Quem?, recentemente regravada por Iorc; “Nos Bailes da Vida”, clássico de Milton; e “Mais Bonito Não Há”, faixa que oficializou em estúdio a parceria de ambos. A canção em si tem um clima apoteótico, com brilhantes linhas vocais e um refrão cativante. Ela une a estética Pop, acessível, do jovem, com a experiência em criar melodias do veterano. Foi um momento sublime da apresentação, que serviu de prelúdio para “Maria Maria”, a derradeira canção da noite. Na despedida, ambos se cumprimentam e se abraçam. Respeito mútuo, reforçado pela reverência do público à dupla.

REPERTÓRIO
Um Dia Após o Outro (Tiago Iorc)
Travessia (Milton Nascimento)
Bola de Meia, Bola de Gude (Milton Nascimento)
Mil Razões (Tiago Iorc)
Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor (Milton Nascimento)
Eu Errei (Tiago Iorc)
Al otro lado del río (Jorge Drexler)
Paula e Bebeto (Gal Costa) (composed by Caetano Veloso/Milton Nascimento)
Liberdade ou Solidão (Tiago Iorc) (Milton left the stage)
Clube da Esquina nº 2 (Milton Nascimento)
Ponta de Areia (Milton Nascimento)
A Lua Girou (Milton Nascimento)
A Festa (Maria Rita) (composed by Milton Nascimento)
Coisa Linda (Tiago Iorc)
Anima (Milton Nascimento)
Dia Especial (Cidadão Quem?)
Caçador de Mim (Milton Nascimento)
Alexandria (Tiago Iorc)
Nos Bailes da Vida (Milton Nascimento)
Canção da América (Milton Nascimento)
Amei te Ver (Tiago Iorc)
Mais bonito não há
Maria Maria (Milton Nascimento)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s