[Cobertura] Pablo Vares e Letícia Spiller, a pureza da arte e suas expressões

Nenhum comentário

Festival de Curitiba / Fringe
Pablo Vares e Letícia Spiller
Bicicletaria Cultural
Curitiba/PR
03 e 05 de abril de 2018

por Clovis Roman

O Coletivo El Camino é formado por Letícia Spiller (atriz, cantora e escritora), Flávio Jardim (designer e fotógrafo), Maureen Miranda (atriz e artista plástica), Neco Yaros (músico e compositor), Adriano Petermann (ator) e Pablo Vares (músico e compositor), e foi um dos grandes destaques do Fringe, que integra o 27º Festival de Curitiba (atual nome do antigo Festival de Teatro de Curitiba). Estes artistas todos trouxeram manifestações artísticas das mais diversas, como teatro, música e literatura.

Na terça (03 de abril), Pablo Vares apresentou seu espetáculo Encruzilhada nas dependências da Bicicletaria Cultural, espaço aconchegante que desperta as melhores das sensações. A música do uruguaio só manteve e aguçou a percepção. O público seleto presente dentro da sala pode desfrutar de uma hora de música flamenca, tocada com alma, com entrega, numa relação de cumplicidade quase palpável entre artista e sua arte.

Pablo apresentou músicas próprias, a maioria delas ainda nem registradas, em qualquer formato que seja. Tímido, ele disse em determinado momento que pretende, se tudo der certo, gravar suas canções ainda em 2018. Antes da extensa “Inexorable”, ele explicou detalhadamente a motivação emocional que o levou criá-la: o falecimento de um amigo o fez externar sua angústia nas cordas do violão. Antes de começa-la, ainda explicitou a satisfação de poder compartilhá-la com os presentes. A execução da música em si, entretanto, sobrepujou as palavras. Este e alguns outros números apresentados trazem melodias cuja dinâmica lembra algo feito no Metal por bandas como Iron Maiden e Megadeth (no trabalho das guitarras). Todavia, não houve nada mais que sequer remetesse a este estilo, obviamente.

Pablo Vares (foto: Clovis Roman)

Para eventuais desavisados, a surpresa foi a releitura de “Manhã de Carnaval”, iniciada de maneira instrumental e que teve a intervenção de Letícia Spiller. Ela, que estava em uma das cadeiras do diminuto espaço, se levantou e sem cerimônias, começou a cantar ao lado de Pablo. Suas performances se completaram em perfeita sintonia; a dose se repetiu em “Semeadura”, que não constava no setlist. A apresentação completa durou cerca de 60 minutos, com 10 canções executadas. Devido ao grande sucesso, uma sessão extra foi agendada para sábado (07), no mesmo local. Convites a R$ 20.

Lançamento do livro “Mais de Mim”
Na mesma Bicicletaria Cultural, na quinta (05), Letícia Spiller realizou um evento para promover seu novo livro “Mais de Mim”, onde abre seu coração em diversos poemas, mostrando algo de si “além da imagem”, como comentou dias antes durante a apresentação do seu companheiro, Pablo Vares. Músico este que estava por ali e não perdeu a oportunidade de sentar num canto e tocar algumas canções, desta vez ao lado de Neco Yaros.

Letícia Spiller e Maureen Miranda (foto: Clovis Roman)

Letícia atendeu o público, que chegava de maneira irregular, porém constante, tendo ao seu lado a atriz e artista plástica Maureen Miranda, que contribuiu na obra da amiga com ilustrações. Letícia ainda leu trechos do livro, enquanto o pessoal fotografava e filmava de maneira ávida.

A Bicicletaria
Inaugurada em 2011, a Bicicletaria Cultural oferece um centro de apoio e de serviços para os ciclistas, com estacionamento exclusivo e oficina. O espaço também abriga reuniões e ações culturais de diversos segmentos artísticos. No local há opções de café, a preço acessíveis, e também chopp. A Bicicletaria Cultural fica na Rua Pres. Faria, 226, no Centro, fone 3153-0022. Vale uma conferida.

GALERIA DE FOTOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s