Blixten mescla Hard e Heavy em ótimo EP de estreia

Nenhum comentário

Blixten – Stay Heavy
(Independente – Nacional)

Por Clovis Roman

Os paulistas do Blixten estreiam com esse EP, chamado Stay Heavy. Pelo título, já se sabe o que se vai ouvir nos cerca de 20 minutos de duração do play. O nome deriva de Blixt, que significa relâmpago, o que explica a capa desse EP. O Blixten que gravou o disco contava com Kelly Hipólito (vocal), Miguel Arruda (guitarra), Aron Marmorato (baixo) e Murilo Deriggi (bateria). Recentemente a banda passou por mudança de formação e incorporou Larissa Futenma no comando das baquetas.

Após uma introdução que pouco agrega (ao vivo seria bacana, em CD fica sem sentido), que é uma obra de Mozart, “Trapped in Hell” surpreende pela velocidade e pela agressividade do vocal rasgado de Kelly. Se na primeira música eles mostram seu lado mais Heavy, a faixa-título apresenta vocal mais melodioso, que chega a lembrar Geddy Lee, com riffs calcados totalmente no Hard Rock. Os versos e o refrão são irresistíveis, daqueles que vocẽ pega o encarte para ler a letra, para cantar junto na segunda audição. Grande música.

Evocando um ar mais culto, “Maktub”, que em tradução livre significa “estava escrito”, é o nome de um livro de Paulo Coelho. Essa palavra é considerada um sinônimo de “destino”, pois pode ser entendida como algo predestinado ou um acontecimento que já estava “escrito nas estrelas”. Se a letra foi inspirada ou não no cara, não sei, mas seus poucos versos pouco agregam. A música que a acompanha, entretanto, mostra que se o Blixten um dia se voltar mais para composições acessíveis, terá futuro. Os arranjos simples e passagens mais calmas são bem aprazíveis.

Deixando tentativas de lirismo profundo – até porque com o nome “Strong as Steel” não dá pra ser muito diferente – a canção seguinte volta a ter aquela pegada 80 do Metal, com vocais fortes e parte percussiva alicerçada no Rock and Roll, algo como Joan Jett encontra riffs pesados de guitarra. A parte do solo adiciona um andamento diferenciado do ritmo frenético até então, e surpreende. Depois a velocidade volta e o som se revela o melhor do play. Afinal, tem boas melodias e linhas vocais fortes e grudentas. Com gravação de qualidade inferior, “Like Wild” encerra o disquinho, em outro bom momento.

Stay Heavy mostra uma banda ainda descobrindo seu próprio caminho, mas com evidente determinação e excelência. O tempo na estrada vai lapidar as já latentes qualidades do Blixten, e o primeiro full-lenght do grupo de Araraquara/SP tem tudo para ser ainda mais bacana que esse EP. Recomendado!

Facebook: www.facebook.com/blixten.official

MÚSICAS
1. Requiem Aeternam
2. Trapped in Hell
3. Stay Heavy
4. Maktub
5. Strong as Steel
6. Like Wild (bonus track)

Spotify: https://goo.gl/U79hNV
iTunes: https://goo.gl/iqBE3Z
Napster: https://goo.gl/YvgyTw
Amazon: https://goo.gl/25DHjy
CD Baby: https://goo.gl/nWqJ11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s