Os suecos do Candlemass estão prestes a lançar o disco The Door to Doom, o primeiro com o vocalista Johan Längqvist em 33 anos. Ele foi a voz do disco de estreia, Epicus Doomicus Metallicus, clássico do Doom Metal, de 1986. Ele retornou a banda oficialmente ano passado.
E hoje, 30 de janeiro, o grupo lançou o videoclipe de uma música já disponibilizada: “Astorolus – The Great Octopus”. A canção mostra o som característico da banda, enquanto o vídeo contém cenas de nudez e de polvos. O destaque da composição é a participação do guitarrista Tony Iommi, do Black Sabbath, grande influência dos suecos. O músico, que contribui com um solo, entretanto, não aparece nas cenas.
O Candlemass é uma banda sueca do que se convencionou a chamar de Doom Metal, estilo onde partes lentas predominam junto a, obviamente, muito peso. Uma das grandes influências do grupo do baixista Leif Edling é o Black Sabbath.
As duas bandas já tiveram uma ligação no passado, quando o ex-vocalista do Black Sabbath, Tony Martin, cantou em um show com os suecos. Ele também chegou a gravar algumas demos para um disco que veio a se tornar Candlemass (2005).
Agora, o Candlemass contou com o mentor do lendário grupo britânico, o guitarrista Tony Iommi, em um dos solos de Astorolus – The Great Octopus. Outra música já divulgada pela banda de seu vindouro disco é “The Omega Circle”:
O disco The Door to Doom sairá dia 22 de fevereiro, pela Napalm Records, e terá 8 músicas. É o primeiro disco – após 2 EPs (ambos com o antigo vocalista Mats Léven) – desde Psalms for the Dead, de 2012. Esse disco foi o último com outro vocalista, Robert Lowe.
