Oldlands – Source of Eternal Darkness
(Diabo Records – Nac.)
Material enviado por Sangue Frio Produções
por Clovis Roman
A one-man-band Oldlands foi criado em 2017, apostando no Black Metal embrionário. Seu líder é Vox Morbidus, de já tocou com Mortuo e Warmony, além de grupos de outros estilos de Metal. Esse Source of Eternal Darkness é o primeiro registro completo do projeto, após um single digital lançado em 2017, da música “Prayers for Nothing”.
Em poucos meses após a formação do Oldlands, o multi-instrumentista começou a gravação do primeiro single da horda, intitulado “Prayers For Nothing”, música que entrou também no disco completo. Sua intro ‘delicada’ contrasta logo com a canção propriamente dita, que abre com um Black Metal gélido, que alicerça uma letra que critica veemente a fé cristã. A música, mesmo dentro das diretrizes do estilo, mostra variação, revezando partes rápidas com outras mais lentas, dando dinamismo à faixa. O vocal, entretanto, permanece mais ou menos na mesma linha, extremamente rasgado, destilando ódio. Com sua temática explícita no título, “Rotten Nazarene” traz ares mais Heavy e é outro bom momento. Mais cadenciada e voltada ao Black, “Field of Victory” conta com vocais caóticos, ruidosos, com versos sobre guerras e glórias, mudando um pouco os ares.
O CD em si alude a um vinil, por trazer um desenho com sulcos em sua parte superior, e reforça essa característica saudosista o fato da tracklist estar dividida em duas parte iguais, uma com cerca de 20 minutos e outra com 16, assim como o saudoso LP. Portanto, encerra o lado A a extensa “I Just Want to Die”, outra com algo mais Heavy em sua estrutura. O lado B emana das trevas com “The Real Face of Penury”, com passagens mais marcadas na percussão, e unindo todos os elementos ouvidos até então. O interlúdio dedilhado de “Obscuring my Thoughts” abre caminho para “The Chosen One”, a última canção autoral de Source of Eternal Darkness. Essa é um tanto mais acelerada e simples, algo como uma mescla de Venom com o Black Metal nórdico embrionário do final dos anos 80. Mesmo assim, há definição nos riffs, algumas melodias e acordes que acrescentam muito ao resultado final. É a melhor música desse ótimo disco.
O encerramento definitivo vem com “Metal Maldito”, um tributo ao Escaravelho do Diabo, que a banda apresentou também no disco Tributo ao Underground Brasileiro, que como o nome indica, é um tributo no qual bandas underground tocam covers de outras bandas underground. O tal Escaravelho do Diabo é uma banda mineira que segue as mesmas temáticas e orientações sonoras da Oldlands, portanto a cover é coerente com o resto do trabalho. A gravação dessa é um tanto mais baixa que o restante, mas não chega a causar nenhuma estranheza esse fato. Por fim, Source of Eternal Darkness é um debut de respeito, gravado e confeccionado nas terras distantes de Piraquara, cidade da região metropolitana de Curitiba.
Contato: www.facebook.com/oldlandshorde
MÚSICAS
1. Prayers for Nothing
2. Rotten Nazarene
3. Field of Victory
4. I Just Want to Die
5. The Real Face of Penury
6. Obscuring My Thoughts
7. The Chosen One
8. Metal Maldito (Escaravelho do Diabo tribute)