[Resenha] Mordaça – Caminhos Obscuros

Nenhum comentário

Material gentilmente cedido pela Bradö Distro

Por Clovis Roman

O som do Mordaça é um hardcore/metal pesado e com letras fortes. Como referência, dá para citar o Agnostic Front em seus momentos mais pesados (como, por exemplo, do disco Warriors). Os arranjos são bem feitos, e adicionam novos espectros ao som enérgico do quinteto formado em 2005. Este EP Caminhos Obscuros é o quarto registro oficial da banda, após dois álbuns e um EP.

As duas faixas de abertura deste ótimo trabalho do grupo português falam sobre guerras, principalmente “Politiquices”, que aborda embates em busca de poder e motivadas pela religião. Os versos finais “Políticos de merda, nesta nossa nação” podem ser trazidos para a realidade do Brasil, pois tanto lá como aqui sofremos com esta classe. Com o lançamento desde disto por aqui, a ideia da banda é estreitar relações com nosso país, como afirmam em comunicado oficial: “Esperamos chegar ao público brasileiro pois sempre tivemos influência de bandas brasileiras e faz sentido para nós tentar reconhecimento no outro lado do Atlântico”.

A afirmação sobre as influências fica mais que comprovada com a formidável releitura de “Mundo Adversário”, dos brasilienses do Macakongs 2099 (a faixa integra o clássico álbum Bikinis Don’t Kill), ainda mais agressiva e com letra direta. A parte instrumental adicionada ao final, arrastada e melódica, ficou excelente.

Mais cadenciada, “Autópsia Antecipada” manda alguns às favas em meio a riffs pungentes e versos cuspidos com ódio. As letras são análises da vida, sempre com postura clara e contundente. A saideira “Vives entre Nós” – como o título sugere – é uma homenagem verbalizada a um amigo do grupo, o Bifes. A lisonja certamente foi bem recebida, pois a faixa é mais um petardo de responsa, que fecha o disco em grande estilo. A abordagem lírica aqui é mais positiva, uma mensagem direta, entretanto.

Este álbum saiu na terra natal dos caras, Portugal, em 2020, e chega ao Brasil por uma cooperação entre selos e distros nacionais, inclusive a curitibana Bradö Distro, que cedeu este material (disponível em CD e também nas plataformas digitais) para análise. O som forte e direto dos gajos do Mordaça não pode passar batido para quem curte hardcore e metal. Como adendo, é impossível não citar a ótima qualidade da gravação e produção, deixando o som ríspido porem nítido.

Adquira o CD com a Bradö Distro: https://www.bradodistro.com.br/produtos/cd-mordaca-caminhos-obscuros

Músicas:
1.O Pior Ainda Está Para Vir [01:38]
2. Politiquices [03:11]
3. Mundo Adversário [01:24]
4. Autópsia Antecipada [02:42]
5. Caminhos Obscuros [02:11]
6. Vives Entre Nós [04:52]

Conheça mais a banda: https://www.instagram.com/mordaca.lvhc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s