[Resenha] Auri: O distante e mágico mundo de Tuomas Holopainen

Nenhum comentário

Auri II – Those We Don’t Speak Of
(Shinigami Records / Nacional)

Material gentilmente enviado por Shinigami Records.

por Clovis Roman

O segundo trabalho new age de Tuomas Holopainen, líder do Nightwish, lança Auri II – Those We Don’t Speak Of, que desbrava territórios do Folk, Celta e Barroco. O músico finlandês trabalha ao lado da cantora, violinista e pianista Johanna Kurkela, que tem uma carreira solo e chegou a gravar uma participação do último disco do Nightwish, Human :||: Nature, de 2020, além de ter cantado no disco solo de Tuomas, The Life and Times of Scrooge. Aliás, ambos são casados. Completa o trio principal o multi-instrumentista Troy Donockley, que também toca no Nightwish.

Um time de músicos responsáveis por instrumentos como violino e violoncelo agregam sonoridades suaves e introspectivas. A parte percussiva foi registrada por Kai Hahto, baterista de pegada forte e brutal, que aqui se adequa ao ambiente de maneira magistral. Em “The Valley”, a performance de Johanna lembra uma Candice Night mais soturna, fator amplificado pela sonoridade da canção, que vai mais para a linha do Blackmore’s Night. Por sua vez, “The Duty of Dust” assume contornos de uma canção de ninar, bastante relaxante com as orquestrações e o vocal sublime, que vão guiando a uma parte mais Folk na segunda metade, que ganha grandiosidade sem perder a pegada amena.

Com o advento de flautas e uma bateria pop, “Pearl Divine” encante pela simplicidade e deixa evidente resquícios que remetem ao Nightwish em seus momentos mais tranquilos. Aqui, Tuomas pode explorar outras sonoridades que não caberiam em sua banda principal, e o faz com maestria. A bela balada “Kiss the Mountain” traz instrumental bastante discreto, com o teclado fazendo camadas singelas para novamente Johanne brilhar. Esta é uma faixa que se adaptada ao Metal, poderia muito bem ser usada pelo Nightwish.

Com ares de progressivo, a instrumental “Light and Flood” (há apenas alguns coros e vocalizações sem letra) soa como um interlúdio imenso, pois chega próximo aos sete minutos de duração. O crescendo musical instiga a curiosidade sem tirar o ouvinte do transe, e as linhas de violino e piano são simplesmente fantásticas. Em “It Takes Me Places” novamente se ouvem sonoridades Folk após uma introdução mais branda.

Uma batida levemente tribal, “The Long Walk” vai abrindo caminho para partes melancólicas e densas que guiam a um final de apoteose moderada que adquire contornos mais pesados com lampejos do teclado e pela percussão. Abrindo com o violino, “Scattered to Four Winds” segura sua mão conduzindo-o aos momentos finais do CD, deixando de lado os breves momentos de intensidade ouvidos em faixas anteriores.

O encerramento vem com “Fireside Bard”, a única a contar com Donockley como vocalista principal, com versos em tom de breve despedida. O resultado da audição é uma sensação de bem estar e alívio. Basta estar preparado para ouvir com atenção e se deixar levar pelas brandas melodias. Isto é reforçado pela parte gráfica do encarte, que traz paisagens e cenários fantasiosos de beleza inefável. Este som é como um bálsamo, devido a delicadeza de todos os seus pormenores, que nos conduzem a uma viagem momentânea a um mundo dos sonhos. No geral, é algo diferente do Nightwish, e é justamente para isto que existem projetos paralelos. Fãs de trilhas sonoras também vão se deliciar com este trabalho.

Compre: https://www.lojashinigamirecords.com.br/p-9484475-Auri—II-Those-We-Don-t-Speak-Of-[DIGIPACK]

Músicas:
1. Those We Don’t Speak Of

2. The Valley

3. The Duty Of Dust

4. Pearl Diving

5. Kiss The Mountain

6. Light And Flood

7. It Takes Me Places

8. The Long Walk

9. Scattered To The Four Winds

10. Fireside Bard

Conheça mais: www.instagram.com/auri.band

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s