Bebeti do Amaral Gurgel e Sérgio Póvoa Pires lançam livro para homenagear e exaltar escritoras e personagens femininas

O projeto Aquar Elas — mulheres pretas, brancas, vermelhas, azuis, verdes e amarelas une imagem e texto para ressignificar a literatura escrita por mulheres

Você já parou para se perguntar quantas personagens femininas marcantes existem na literatura? E quantas delas foram pensadas e escritas por mulheres?

Refletindo sobre a urgência de ressignificar a literatura escrita por mulheres e mostrar personagens femininas tão marcantes quanto aquelas já conhecidas por nós, mas que foram pensadas e concebidas por homens, é que surgiu o projeto literário Aquar Elas — mulheres pretas, brancas, vermelhas, azuis, verdes e amarelas, criado pela escritora, jornalista e ativista Bebeti do Amaral Gurgel e o seu amigo de longa data, o arquiteto e artista plástico Sérgio Póvoa Pires.

“Sempre notei que as pessoas quase não conhecem personagens femininas escritas por mulheres. Se você chega pra qualquer pessoa e pergunta que personagem feminina a marcou, sempre vão responder Capitu, ou Gabriela. Então a ideia é valorizar autoras da literatura mundial e as suas personagens”, explica Gurgel, famosa por ser proprietária da Lilith, a primeira e única livraria feminista do Brasil.

Foi no meio da pandemia que a ideia para o livro surgiu e tomou forma. E, mesmo diante de um período tão difícil, a parceria aconteceu de forma leve e suave. “Eu criei uma aquarela para homenagear a Clarice Lispector. Mostrei para a Bebeti, que me disse que achava superlegal um artista homenageando uma artista. Aí sugeri que eu fizesse aquarelas com outras escritoras, e ela, os textos. Ela adorou a ideia, e a partir daí, pensou nas escritoras e personagens. Discutimos tudo, formatamos o projeto e ela sugeriu o nome”, conta Póvoa.

Para quem carrega em si o espírito da rebeldia, a escolha das escritoras foi uma missão fácil. “Eu escolhi autoras que mexeram comigo e que de algum modo me transformaram no que eu sou: são todas politizadas, ousadas, criativas, e elas, de um jeito ou de outro, contribuíram pra formar um mundo melhor”, conta Bebeti, que ressalta uma característica em comum entre todas as autoras e personagens: são transgressoras.

O livro Aquar Elas será lançado no dia 9 de março, um dia após o Dia Internacional da Mulher, com uma live no canal de YouTube da editora.

Sobre a editora

A InVerso atua desde 2004, com o objetivo de oferecer ao público produções com qualidade gráfica e editorial dos mais diversos gêneros literários. Está presente nas principais livrarias do Brasil e realiza distribuição e divulgação na Europa, nos EUA e na América Latina. Com a missão de oferecer aos leitores uma experiência literária por meio de várias opções de títulos, a InVerso tem em sua essência, além da característica de identificar e lançar novos autores no mercado literário, o relacionamento de proximidade entre escritor, leitor e editora.

Serviço:
Obra: “Aquar Elas — mulheres pretas, brancas, vermelhas, azuis, verdes e amarelas”, de Bebeti do Amaral Gurgel e Sérgio Póvoa Pires
ISBN: 978-65-89851-93-6
Valor: R$ 96,00
Lançamento on-line: dia 9/3, às 20h
Plataformas: Facebook e YouTube da editora InVerso
O livro poderá ser adquirido na loja virtual da editora: www.editorainverso.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s