O Helloween é uma das mais importantes bandas do metal dos anos 1980. Ajudou a forjar um estilo musical, lançou dois álbuns atemporais em sequência (os dois volumes do The Keeper of the Seven Keys) e seguiu pelas décadas passando por cima de mudanças de formação e do consumo da música pesada.
Eles estão por aí até hoje, e não apenas estão bem. O grupo se encontra em um dos melhores momentos de sua carreira, com uma formação com sete músicos. Figurinha carimbada por aqui,o Helloween é amado pelos brasileiros desde meados da década de 1990, quando vieram a primeira vez para cá. Desde então, praticamente todas as turnês dos alemães passou pelo país.
A última visita da banda aconteceu há poucos meses, em outubro de 2022, quando fizeram dois shows lotados no Espaço Unimed (antigo Espaço das Américas), em São Paulo. Nós estávamos lá e fizemos uma matéria super especial: https://acessomusic.com.br/2022/10/22/cobertura-helloween-e-hammerfall/
Confira os cinco motivos para não perder os shows da banda no Brasil. Em Curitiba, fazem show solo na Live Curitiba no dia 20 de abril (quinta-feira) e em São Paulo, no Monsters of Rock, dia 22 (sábado).
- Os shows do Helloween costumam ser extensos, fazendo valer o preço do ingresso. Há alguns anos chegaram a fazer apresentações com três horas de duração. Atualmente, o tempo fica por volta dos 120 minutos em cima do palco.
- O repertório é escolhido minuciosamente. Os grandes clássicos estão presentes (“Eagle Fly Free”, “Dr. Stein”, “How Many Tears”, “Power”), assim como as favoritas dos fãs (“Forever and One (Neverland)”, “Perfect Gentleman”, “If I Could Fly”) e algumas surpresas, como “Gorgar” e “Metal Invaders”.
- A grande fase não é apenas em cima do palco. Em 2021, lançaram um álbum excelente, o primeiro da atual formação, chamado Helloween, que foi aclamado por público e crítica como um momento brilhante da carreira. Passados dois anos do lançamento, o álbum continua imponente, com melodias marcantes, trabalho primoroso de guitarras e cozinha, além de ter um ar nostálgico bastante saudável. Músicas como “Best Time” e “Mass Pollution” devem aparecer no setlist.
- A conexão entre os músicos é notável. Principalmente entre os vocalistas Andi Deris e Michael Kiske, que foram se conhecer apenas com a reunião anunciada em 2016. Kiske integrou a banda na fase inicial, entre os anos 1980 e 1990, e Andi Deris o substituiu na metade daquela década. A conexão foi imediata, e ambos se tornaram grandes amigos. Como o Helloween sempre foi uma banda “pra cima”, essa união é perfeita.
- Este será o único show do Helloween no Brasil com o repertório completo. No Monsters of Rock, por se tratar de um festival, o show deve ser um tanto reduzido, tendo por volta de 12 músicas.
Motivo bônus: Eles estão tocando “Heavy Metal (Is The Law)”.
O Helloween se apresentou no dia 15 de abril no Monsters of Rock Colombia, ao lado dos brasileiros do Angra, Deep Purple, Kiss e Scorpions. Por lá, foram apresentadas 12 músicas, e todas elas devem ser tocadas em Curitiba, além de outras. Confira:
Dr. Stein
Eagle Fly Free
Power
Future World
Metal Invaders / Victim of Fate / Gorgar / Ride the Sky [medley]
Heavy Metal (Is the Law)
Forever and One (Neverland)
If I Could Fly
Best Time
How Many Tears
Perfect Gentleman
I Want Out
Vale lembrar que também cobrimos o show da banda em 2019, na cidade de Florianópolis. Leia aqui: https://acessomusic.com.br/2019/10/01/cobertura-helloween-arrasta-multidao-em-florianopolis-e-concentra-repertorio-nos-classicos/
Fotos: Clovis Roman

