Enslaved – Já disponível “Mið”, novo capítulo da trajetória dos veteranos noruegueses

[press-release]

Sempre inabalável, os icônicos noruegueses do ENSLAVED continuam sendo um dos componentes mais originais e confiáveis da espinha dorsal indestrutível da cena musical. Com a reputação de serem uma das bandas ao vivo mais eletrizantes que existem, eles nunca deixam de entregar talento do mais alto calibre, sempre fazendo jus ao seu som característico: uma fusão de black metal e progressivo.

Formado em 1991 por Ivar Bjørnson e Grutle Kjellson, o ENSLAVED lançou sua primeira demo, “Yggdrasill”, em 1992; o lendário mini-álbum “Hordanes Land” em 1993 e o álbum de estreia, “Vikingligr Veldi”, um ano depois.

É um feito raro e notável que, após 35 anos e agora 17 álbuns, os horizontes do ENSLAVED continuem a se expandir. Cada etapa da evolução da banda de Bergen, cada nova fase, sempre pareceu um ato orgânico de descoberta e renovação. A jornada deles tem sido tanto um compromisso com uma promessa que surgiu de forma embrionária na cena do black metal norueguês da qual vieram quanto uma disposição de desafiar tanto a ortodoxia — e a si mesmos — desde o início, para transformar esse potencial em realidade.

O novo álbum do ENSLAVED, “Mið” (uma palavra do nórdico antigo que significa “centro” ou “meio”) marca mais uma mudança e mais um novo começo. A banda sempre lidou com estados de transição, especialmente nos ritos de passagem, ligados tematicamente e mergulhados em mitologia, que foram “Utgard” (2020) e “Heimdal” (2023). O que viria depois, porém, foi… inesperado.

“Mið” é um álbum que ilumina harmonias e diálogos presentes ao nosso redor: entre os caminhos do passado e como eles podem trazer esclarecimento ao presente; entre pequenos núcleos de verdade e sua capacidade de se projetar sobre o mais universal dos cenários; e entre os próprios membros da banda, confiando no instinto e uns nos outros para criar um disco que galvaniza em todos os níveis possíveis.

Um lançamento da parceria Shinigami Records/Nuclear Blast Records. Adquira sua cópia aqui: https://bit.ly/4i73duF.

TRACKLIST

1. Non-Being
2. I Am Ice (featuring Johan Sara Jr)
3. Solar Will
4. Mountain
5. Spirit Helper (featuring Kevin Kicking Woman)
6. Parting
7. Tales of Trees
8. I Miðju

FORMAÇÃO

Ivar Bjørnson – guitarras
Grutle Kjellson – vocal, baixo
Arve ‘Ice Dale’ Isdal – guitarra
Håkon Vinje – teclados
Iver Sandøy – bateria

FONTE: SHINIGAMI RECORDS/NUCLEAR BLAST RECORDS

Foto: Chantik Photography

Deixe um comentário