[Cobertura] Roupa Nova e sua relação de amor com o público curitibano; banda lotou Guairão em duas apresentações

Nenhum comentário

Roupa Nova
Teatro Guaíra
Curitiba/PR
28 de abril de 2017

texto e fotos por Clovis RomanKenia Cordeiro

O Roupa Nova é uma verdadeira entidade da Música Popular Brasileira. Com 37 anos de estrada, o grupo nunca trocou de formação, sempre gravou materiais de qualidade e se mantém até hoje lotando teatros e casas de shows pelo Brasil. E quem compareceu em qualquer do dois shows realizados no Teatro Guaíra percebeu facilmente o motivo. Com uma equipe grande e sincronizada e uma banda de qualidade técnica indiscutível, o espetáculo apresentado foi de um profissionalismo imenso, praticamente irrepreensível. Os shows aconteceram na sexta (28) e sábado (29) de abril; nossa equipe foi conferir a primeira dessas apresentações.

O Roupa Nova, entre canções completas e trechos emendados em medleys, executou a exorbitante quantidade de 44 canções, em um show que bateu a marca de 2 horas de duração. Abrir com dois mega sucessos como “Sapato Azul” e “Anjo” foi a maneira de mostrar logo de cara quem estava no comando. Mesmo assim, a banda traz a platéia pro show, interage constantemente (principalmente por seu baixista, Nando) e dialoga. Em determinado momento, o músico chamou ao palco uma garotinha para trocar algumas palavras.

No meio do repertório houve um espaço de 15 minutos para que o Roupa Nova apresentasse seu último trabalho fonográfico, chamado Todo Amor do Mundo. Como um grupo que sempre soube se renovar e se adaptar as tendências mercadológicas, o trabalho, em formato audiobook, com CD, DVD e até mesmo uma kombi que toca as músicas do álbum, “foi um jeito que encontramos de inovar e entrar para um mercado que ainda tínhamos dificuldade”, revelou o baterista Serginho Herval. Aliás, o nosso papo com o músico você pode conferir nesse link. O trabalho se sustenta sozinho, tem músicas de impacto, e mesmo que a maioria tenha apenas observado – já que ainda não conhecia essas canções – foi um dos belos momentos do show, com canções e imagens se casando para construir uma história. Mais uma mostra do profissionalismo e esmero dos caras.

E outras músicas desse trabalho se fizeram presentes em outros momentos, como “Com os Pés no Chão”, uma versão Rock and Roll da maravilhosa “Get Ready”, do The Temptations; “É Tempo de Amar” e outra versão: “Tenha Fé na Música”, releitura em português de “God Gave Rock and Roll to You”, composição de Russ Ballard gravada inicialmente pelo Argent. A canção ficou realmente famosa com a primorosa versão do grupo Petra (que segue a mesma vertente musical do Roupa Nova) e mais tarde, ainda mais conhecida com o Kiss, que a gravou em 1991, seguindo mais a versão do Petra que a original.

A interação com o público foi intensa – e extensa – mas foi deixada de lado por alguns instantes para um momento de rara beleza. A platéia foi solicitada a ficar em total silêncio para que os seis, a frente do palco, cantassem acappella a obra atemporal “Yesterday”, do Beatles. Como sua melodia vocal é o carro chefe da original, os instrumentos coadjuvantes pouca falta fizeram. Outros momentos bem recebidos, além da enxurrada de clássicos (e eu ainda acho que “Aguenta Coração” devia ter sido tocada na íntegra, não em um medley com o “Tema da Vitória” – aquela do Ayrton Senna), foram as participações especiais no telão: em “Nos Bailes da Vida”, de Milton Nascimento, o próprio apareceu em vídeo, assim como no DVD de 30 anos da banda. Em “A Paz”, as imagens de fundo, registradas naquele mesmo show,  trouxeram o padre Fábio de Melo, que pouco acrescentou.

A dupla “Show de Rock’N Roll” e “Whisky A Go Go” deu a entender ao público que o concerto havia acabado. Tanto que muitos se levantaram e foram embora. Mas instantes mais tarde o grupo retornou e mandou um medley com grandes clássicos do Rock and Roll: Queen, Nirvana, Bon Jovi, Creedence e Pink Floyd foram lembrados, assim como “Stayin’ Alive”, do Bee Gees.

Confira as fotos do show do dia 28, e o imenso repertório no fim da página.

REPERTÓRIO
Sapato Velho
Anjo
Sonhando Com Os Pés no Chão
Nos bailes da vida (Milton Nascimento)
Volta Pra Mim
A Força do Amor
Tenha Fé na Música
Felicidade
Cantar Faz Feliz o Coração
A Viagem
Clarear

[Todo Amor do Mundo medley]
Todo Amor Do Mundo
A Chuva, a Praça e Outras Coisas
It Don’t Matter To Me
O Jeito De Viver
Princípio De Um Novo Tempo

Seguindo no trem azul

[medley]
Rock in Rio
Don’t Stop ‘Til You Get Enough
Ilariê
Tema da Vitória
Aguenta Coração
Todo Azul do Mar

Meu Universo é Você
Começo Meio e Fim
Linda Demais
Yesterday (Beatles)
É Tempo De Amar
A Paz
Coração Pirata
Dona
À Flor da Pele
Show de Rock’N Roll
Whisky A Go Go

[Rock and Roll medley]
You Give Love a Bad Name (Bon Jovi)
Have You Ever Seen the Rain? (Creedence)
Stayin’ Alive (Bee Gees)
Twist and Shout (The Top Notes/Beatles)
Another Brick in the Wall Part 2 (Pink Floyd)
(I Can’t Get No) Satisfaction (Rolling Stones)
Smells Like Teen Spirit (Nirvana)
We Will Rock You (Queen)
Sweet Child O’ Mine (Guns n’Roses)
We Are the Champions (Queen)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s