[Cobertura] Lulu Santos lota Teatro Guaíra com show da nova turnê Canta Lulu

Nenhum comentário

Lulu Santos
Teatro Guaíra
Curitiba/PR
27 de abril de 2018

fotos por Arianne Cordeiro
texto por Clovis Roman

Aos 64 anos, Lulu Santos aparenta ter bem menos. Em seus shows, o músico mostra disposição, em um vigor não sempre visto por aí. Seu repertório, entretanto, mesmo que se atreva em sonoridades e nuances mais joviais, ainda é bem moderado. No caso dele, entretanto, esta característica não é depreciativa. Além de bom guitarrista, Lulu é um compositor de mão cheia. Sabe também fazer releituras de outros artistas, fazendo essas canções soarem como suas. Rola uma cumplicidade dele com a obra dos outros que é algo raríssimo.

Lulu Santos (foto: Arianne Cordeiro)

Nada de se espantar de um músico que transitou em diversos terrenos da música, saindo do Rock Progressivo e passando por diversos ritmos peculiares que constroem a MPB. O show Canta Lulu, cuja uma das primeiras datas aconteceu na capital do Paraná, é uma celebração da carreira do músico, revisitando diversos de seus trabalhos, dos antigos até materiais mais recentes, além de pagar tributo a um dos grandes ícones da música brasileira: Rita Lee. Um grande punhado de canções dela apareceu no repertório. A abertura, inclusive, veio com “Agora só Falta Você”. Dela, o público que praticamente lotou as dependências do Teatro Guaíra ainda pode conferir sons como “Ovelha Negra”, “Mamãe Natureza”, “Baila Comigo” e “Desculpa o Auê”. Ainda rolou “Alô, Alô Marciano”, composição de Rita imortalizada pela voz de Elis Regina.

Se o show, redondo, foi perfeito em sua proposta, o frio e um tanto arrogante público curitibano deu suas caras. Uma resposta apática era notada em diversos momentos, indo contrária a excelente experiência sonora proveniente do palco. Claro, havia gente empolgada e cantando tudo, mas muitos estavam estáticos, e eram pegos olhando para o vazio. Não estavam absorvendo nada. Certamente terão parcas memórias do espetáculo na próxima semana. Um figura acompanhava um jogo de futebol pelo celular, um ultraje.

Lulu Santos (foto: Arianne Cordeiro)

Em “Adivinha o Quê”, Lulu cantou versos em espanhol e jogou serpentina no seu baixista, o que fez a plateia começar a se animar. Mas a galera se levantou mesmo em “Aviso Aos Navegantes”, a 18º do repertório. Timidamente, alguns foram levantando, e ao final do último verso, boa parte do teatro já estava de pé. A despeito da reação da plateia, era no palco que o principal acontecia. A bateria de Sergio Melo, com uma proteção de acrílico à sua frente, soava limpa, educada. Junto a ela, na parte percussiva, batidas eletrônicas moderadas davam o complemento, aliadas as camadas dos teclados de Hiroshi Mizutani. No trabalho das guitarras – nas quais era acompanhada por Tavinho Menezes, Lulu fazia algo minimalista – lembrando a leveza de um Ed Sheeran. Se a fórmula não é instigante, serve para entregar um material Pop de absurda qualidade. A linha de frente se completava com um baixista espetacular, Jorge Aílton – sua performance no começo de “Ja é”, por si só, valeu o ingresso – e um cantor de apoio, Robson Sá, que não atuou como mero coadjuvante e chamou as atenções para si em diversos momentos com sua ótima performance vocal e suas danças.

Suprindo as expectativas, o show Canta Lulu mostrou aquilo que o artista sempre soube fazer, uma música puramente Pop, mas que sempre busca se reinventar. A casa cheia mostrou que Lulu ainda é um dos nomes principais da MPB. E mesmo com a apatia do público, ele foi brilhante.

REPERTÓRIO
Agora Só Falta Você (Rita Lee)
Tempos Modernos
Tudo com você
Adivinha o Quê
Ovelha Negra (Rita Lee)
Um Certo Alguém
O último romântico
Mamãe Natureza (Rita Lee)
Aquilo
Sincero
Alô, alô marciano (Elis Regina)
Tudo Bem
Apenas Mais Uma de Amor
O Sócio do Amor
Satisfação
Tudo Azul
Baila Comigo (Rita Lee)
Aviso Aos Navegantes
Já É
Assim caminha a humanidade
Certas Coisas
Toda Forma de Amor
Casa
Desculpe o Auê (Rita Lee)
Sereia / De repente Califórnia / Como uma onda [medley]
Sábado À Noite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s