[Cobertura] Workshow de Técnica Vocal com Iuri Sanson e Tom Zynski em Porto Alegre

Nenhum comentário

Workshow de Técnica Vocal – Iuri Sanson & Tom Zynski
Complexo RR44
Porto Alegre/RS
23 de junho de 2018

Texto e fotos: Daiane Costa e Day Montenegro

Na tarde de sábado (23/06), o Complexo Artístico e Cultural RR44 realizou o primeiro “Workshow de Técnica Vocal” em dose dupla com o produtor e professor Iuri Sanson e com o professor e vocalista da banda It’s All Red, Tom Zynski. Cantando músicas das bandas Hibria, It’s All Red e de influências do rock e metal como: Pearl Jam, Papa Roach, Soundgarden, Stone Temple Pilots, Slash ft. Myles Kennedy e HIM, os professores demonstraram suas técnicas em performances vocais ao vivo que somaram três horas de duração.

A dinâmica do encontro com fãs e alunos de Porto Alegre (RS) ocorreu de forma bastante descontraída, e também proporcionou momentos de perguntas e respostas sobre carreira musical e preparação vocal voltada ao canto contemporâneo. Na ocasião, Iuri Sanson cantou sete músicas relembrando sua carreira como frontman do Hibria (1996-2018). Entre as versões acústicas executadas por ele no violão, “deixou de presente” a emocionante “Shall I Keep on Burning?” Seguindo com interpretações das bandas que, segundo ele, continuam o inspirando ao longo da carreira: “Jeremy”, do Pearl Jam, “Periscope”, do Papa Roach e uma versão acústica que fez questão de preparar para o workshow: “Starlight” – que conta com os vocais de Myles Kennedy na versão original no grupo de Slash.

Atendendo aos questionamentos da galera, Iuri relembrou que no início da carreira com o Hibria também fazia questão de manter outras bandas dos mais variados estilo servindo como uma espécie de laboratório. Experienciando assim diferentes vocais – de “surf music” e um grupo com características do “grunge”. Explicando que tais escolhas o ajudaram a descobrir muitas coisas sozinho e a formar uma identidade vocal na música autoral. E ainda, contou um pouco sobre a sua rotina intensa em viagens e como se preparava para estar saudável nos palcos durante as turnês pelo Canadá e Japão.

No repertório autoral de Tom Zynski, foram escolhidas nove músicas do It’s All Red – incluindo a participação do guitarrista Juliano Ângelo, desta vez sem o seu instrumento, dividindo os vocais. E para demonstrar sua versatilidade, Tom interpretou outros três covers de diferentes épocas – do grunge ao rock gótico moderno: “Black Rain”, do Soundgarden, “Passion’s Killing Floor”, do HIM e o incrível dueto final com Iuri Sanson, interpretando “Interstate Love song”, de Stone Temple Pilots.

Quando questionado sobre seu processo evolutivo frente ao It’s All Red e como se coloca nas notas mais agudas de composições mais recentes, Tom explicou que o instrumental da banda, ao longo do tempo, tem determinado as variações em sua extensão vocal. E ainda comentou sobre o trabalho nas gravações em estúdio – quando contou com Iuri Sanson na preparação vocal e das importantes pré-produções que fizeram parte de todo aprimoramento do material.

Todos os meses, o RR44 recebe as mais variadas atrações artísticas e encontros voltados ao ensino da música. Diariamente, o espaço recebe bandas, professores, alunos e produtores musicais para cursos, gravações audiovisuais, pocket shows, palestras e workshops.

Acompanhe a agenda de eventos através da fanpage: www.facebook.com/complexorr44

Setlist – Iuri Sanson
1. Pain – Hibria (2015)
2. Blinded by faith – Hibria (2011)
3. Moving ground – Hibria (2018)
4. Silent revenge – Hibria (2013)
5. Shall i keep on burning – Hibria (2013)
6. Living under ice – Hibria (2004)
7. Jeremy – Pearl Jam (1991)
8. Periscope – Papa Roach (2017)
9. Starlight – Slash ft. Myles kennedy (2010)
10. Tiger punch – Hibria (2008)

Setlist – Tom Zynski
1. I’m your superhero – It’s All Red (2015)
2. Black rain – Soundgarden (1991)
3. Boneless – It’s All Red (2018)
4. Lead by the blind – It’s All Red (2015)
5. Power to let power go (ft. Iuri) – It’s All Red (2015)
6. Integrate forever – It’s All Red (2015)
7. Steps of ancient elephants – It’s All Red (2015)
8. Plavalaguna – It’s All Red (2015)
9. Birth of liquid desires (ft. Juliano) – It’s All Red (2015)
10. Passion’s killing floor – Him (2007)
11. Mritak – It’s All Red (2015)
12. Tom e Iuri: Interstate Love Song – Stone Temple Pilots (1994)

Realização: RR44 Artistic Complex – Porto Alegre (RS)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s