Filme “Uma fina camada de Gelo” terá sessões de estreia na Cinemateca em Curitiba

Nenhum comentário

Em setembro de 2013 o gaúcho Vinicius “Tchê” Ferreira começou a pesquisa que resultaria no documentário Uma Fina Camada de Gelo, um recorte sobre a cena da música autoral produzida em Curitiba. A empreitada se completa agora, no dia 22 de julho, quando a Cinemateca de Curitiba recebe as primeiras sessões gratuitas de lançamento do trabalho. Serão duas sessões, às 15h e as 16h15.

A programação também inclui bate papo com a participação do diretor do filme; do produtor executivo Fabiano Neves; do músico Theo Ruiz e do escritor Eduardo Mercer, com mediação da jornalista Adriane Perin. O documentário faz parte de um projeto maior, homônimo, cujo lançamento aconteceu em 2017, com o livro de Eduardo Mercer “Uma Fina Camada de Gelo: O rock Autoral e a Alma Arredia de Curitiba”.

Filme
Trazendo um ‘olhar estrangeiro’ à cena, Vinicius conta que foi descobrindo uma história e personagens conforme fez as entrevistas. O objetivo inicial de falar sobre a música autoral dos anos 80 e 90 não seria alcançado da melhor forma sem um olhar para os anos 70 que deram origem a bandas importantes como Blindagem, A Chave e Beijo AA Força. “O Sr. Banana, por exemplo, um dia era underground, noutro tava na Xuxa e depois tava de volta ao anonimato. Ou o Psychobilly e o hardcore que se firmaram, a partir de Curitiba, como referências nacional e internacional, em casos como as bandas Resist Control e Os Catalépticos”, cita o diretor, que conversou com artistas, produtores e jornalistas e destaca o acervo do Musin (Museu da Música Independente), mantido pelo pesquisador Manoel Neto e pelo jornalista Rodrigo Juste Duarte.

SERVIÇO
Estreia do documentário Uma Fina Camada de Gelo, de Vinicius Ferreira.
Data: 22 de julho de 2017 (domingo)
Local: Cinemateca de Curitiba
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174
Horários: 15h e 16h15
Entrada franca
Informações e confirmação de presença: www.facebook.com/FinaCamada
Contato: finacamadadegelo@gmail.com

Foto: Zeca Milléo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s