[Entrevista] The Great Kat e sua virtuosa e veloz união entre o Metal e a Música Clássica

um comentário

por Clovis Roman

The Great Kat é uma guitarrista americana excêntrica, que desde os anos 80 vem fritando sua guitarra numa união nunca antes vista de Metal e Música Clássica. O resultado é algo insano, barulhento, estridente e veloz. Ela não lança discos regulares há muitos anos, focando em toneladas de singles e materiais de curta duração, mantendo-se sempre na ativa. Por exemplo, alguns DVDs dela que contam com alguns videoclipes, mal ultrapassam os 10 minutos de duração (somando com os extras). É algo digno de Grindcore!

Nessa entrevista incomum, a extravagante musicista fala sobre sua carreira, suas credenciais artísticas – sem falsa modéstia alguma -, além de sua parceria com Timothy Leary e o que pretende fazer no futuro. Ainda mostrou que conhece música clássica brasileira. Leiam e curvem-se ao poder de The Great Kat!

Resenha do DVD Beethoven’s Guitar Shred:
O video, em sua parte principal, dura exatos 7 minutos e 47 segundos. Nesse tempo cabem inacreditáveis 7 videoclipes. Todos insanos. “The Flight of the Bumble-Bee” tem sua velocidade elevada à décima potência; a releitura dura parcos 40 segundos. Mais que suficiente. “Torture Techniques” lembra mais seus materiais iniciais, um Speed Metal alucinado com vocais ríspidos, enquanto “Paganini’s Caprice #24” volta ao erudito, naquela música eternizada por Helloween e Angra nos anos 90. “Beethoven’s 5th Symphony” vai pelo mesmo caminho, assim como a derradeira “Bach’s Branderburg Concerto #3”. Nessa, o figurino e a tela repartida são geniais.


Os pouco mais de 30 segundos da insana “Blood” deixariam qualquer banda de Noise com inveja. O negócio é extremamente caótico, denso e estridente. Fantástico. “Islamofacists” com seu clipe meio fetichista fecha a sessão regular do disquinho. O material bônus é igualmente à velocidade da luz, onde se destacam “Metal Fugue: Bach’s The Art of The Fugue” (levei mais tempo pra escrever que para assistir) e o cartoon do repeteco de “The Flight of the Bumble-Bee”.

ENTREVISTA

Você tem uma estreita relação com a música Clássica. Como você misturou isso com a vibe Metal que você tem?
O ícone da guitarra e violino, THE GREAT KAT é o único virtuoso com credenciais para misturar o clássico e o metal.

The Great Kat é:
– “TOP 10 mais rápidas shreders de todos os tempos” – Guitar One Magazine
– “20 das mais rápidas guitarristas do mundo atualmente” – MusicRadar
– “Top10 guitarristas mais rápidas de todos os tempos” – Guitar World Magazine’s Readers’ Poll
-“10 mulheres que mudaram a direção do Rock e do Metal”- Polvora
– Graduada com honra em Juilliard como violinista virtuosa.
– Mestre de concertos da da orquestra pré-faculdade em Juilliard
– Ganhadora de competição internacional de violinistas internacionais

The Great Kat nasceu ouvindo Beethoven e teve um treinamento de ouvido 24 horas por dia da genial música de Beethoven. Depois de eu perceber que eu era a reencarnação de Beethoven, eu comecei a estudar violino clássico aos 9 anos. Ganhei uma bolsa integral para estudar na The Juilliard School como violinista virtuosa e ganhei o Concertmaster na Juilliard Pre-College e o Hufstader Award, em teoria e composição. Depois de ganhar a competição internacional de artistas, e fazer minha estreia solo no Carnegie Recital Hall eu fiz uma turnê pelo México e toquei um solo de violino para o governador de Coahuila.
Eu toquei como violinista solo para o prefeito de New York, Ed Koch, e fiz performances nos Estados Unidos e Inglaterra. Um dia eu percebi que a Música Clássica estava MORTA depois de ver um videoclipe de Metal na TV [N. do R: foi um do Judas Priest]. Eu rapidamente fui atrás de uma guitarra elétrica e comecei a transcrever meus solos de violino para a guitarra e me uni a Niccolo Paganini como única virtuosa em violino e guitarra.
Fique ligado para o recém gravado (em 10 de março último) “The Marriage of Figaro Overture” de Mozart. O single sairá no iTunes, Spotify, Amazon, entre outros.

Como você desenvolveu suas habilidades na guitarra quando começou a tocar? Sua técnica no violino ajudou nesse processo?
The Great Kat na verdade é uma violinista virtuosa tocando solos de violino na guitarra! Não sou o típico guitarrista que toca seu blues chato, devagar e de forma maçante, com dedos lentos e riffs pegajosos. The Great Kat é uma “shredder” brutal, com solos de violino de verdade, que toco tanto na guitarra quanto no violino. Uso a técnica “Paganini” no violino e transfiro as posições da mão, técnica de transposição e dedilhado, usando tanto a mão esquerda quanto a direita.
Agora ouça a virtuosidade genial do violino clássico de The Great Kat fritando “Czards for Violin and Piano”, a nova gravação de violino de The Great Kat, que traz de volta a idade de ouro da arte.

Você sempre lançou títulos com duração bem curta. Tenho seu DVD Extreme Guitar Shred e ele tem apenas 12 minutos. Alguns dos seus EP’s são até mais curtos do que isso. Tem alguma razão específica para isso?
Sim! As pessoas não conseguem lidar com mais do que alguns minutos da insanidade de The Great Kat! Minha guitarra empolada e minha fritação no violino de Beethoven, Paganini, Rossini é muito doida e as pessoas não estão acostumadas ao andamento e à complexidade. Esse é o seu trabalho, Clovis: Você precisa divulgar a palavra!!!

O EP Digital Beethoven on Cyberspeed foi lançado em 1996, e tem uma faixa interativa, que não era muito comum naquela época. Como você teve essa ideia e também como chegou ao conceito de ‘Cyberspeed’?
The Great Kat está sempre pensando à frente e realmente previ em 1996 que tudo estaria na internet e que todo mundo precisaria se manter numa velocidade muito rápida no mundo digital que estava por vir!

Timothy Leary fez as letras e você compôs uma música chamada “Right Brain Lover”. Ela chegou a ser lançada? Não a encontrei no seu site ou em qualquer outro lugar. Poderia nos contar como essa parceria surgiu?
Timothy Leary, guru de alteração mental, conheceu The Great Kat, guru da música clássica em Nova York, 1984, e colaboramos na faixa nunca antes lançada “Right Brain Lover”! Ele escreveu a letra selvagem e psicodélica e eu compus o rock da música. Timothy e eu gravamos “Right Brain Lover”, estrelando a virtuosidade do meu violino elétrico e meus vocais, e ele fazendo rap com a letra com sua voz incomparável. É uma música selvagem! Fique ligado para ouvir esse masterpiece histórico. Confira a faixa em archives.nypl.org/mss/18400#c759755 (na verdade, no link há a referência da canção, mas ela de fato, nunca foi lançada). Mais informações em www.greatkat.com/03/timothyleary.html

Que outro estilo musical você acha que poderia combinar com a música clássica, além do Metal?
O poder viciante e cru, a velocidade, e a virtuosidade e complexidade do Metal [o fazem] o único gênero que casa bem com o poder sinfônico da Música Clássica. Sempre declarei que o Beethoven foi o primeiro metalhead!

Além de sua inquestionável técnica na guitarra, outro item que atrai atenção para seu trabalho é seu estilo de se vestir. De onde saiu a inspiração para as roupas que você usa?
Pego a inspiração para me vestir como uma dominatrix da guitarra, viciada e dominadora brutal, porque minha missão é dominar seus cérebros patéticos e deixá-los submissos à Beethoven. E se for preciso me vestir como uma dominatrix em couro para ter sua atenção e fazer você entender a música dele, é isso que eu farei.

Estava assistindo uma de suas entrevistas antigas, e em uma delas você disse que era uma “mulher lutando 100% contra a dominação masculina”. Você diria que se encaixa no rótulo feminista?
Diria que vou além do feminismo. The Great Kat é uma deusa onipotente dominando toda a população e atualizando o mundo com poder, energia interminável, tração, agressão e virtuosidade, tudo projetado para trazê-lo gritando para o futuro com música genial!

Em seu álbum de estreia, Beethoven on Speed, a última faixa é “Bach to the Future: For Geniuses ONLY!”. O que quer dizer quando especifica que sua música é só para alguns ouvintes? Pois sabemos que, em geral, o público que consume música não pode ser chamado de “gênio”…
The Great Kat e a música de Beethoven podem tornar qualquer pessoa em um gênio com complexidade não pontual e virtuosidade na velocidade máxima! Agora é hora de espalhar a palavra de The Great Kat e Beethoven, e ter toda a civilização pensando como gênios. Comece a trabalhar, Clovis.

A série Chef Great Kat Cooks ainda tem mais a mostrar?
Sim! Em breve “Chef Great Kat Bakes with Bach” e muito mais! Fiquem ligados!

Quem você considera que é o mais “metal” na música clássica?
Beethoven, é claro!!!! O primeiro metalhead!

Você conhece alguma coisa sobre a música brasileira? Alguma vez já recebeu propostas para tocar no Brasil?
Estarei ‘fritando’ a música do compositor brasileiro Villa-Lobos’ “Bachianas Brasileiras”. Fiquem ligados para mais informações no meu site! E se quiser que eu toque no Brasil, peça e exija isso! Mas não esqueça de que a música é brutal, insana, rápida, alta e quente! Estejam preparados para se curvar diante da The Great Kat, metalheads brasileiros.

Obrigado por suas respostas, estou honrado!
Brilhante trabalho, Clovis! Shred On!!!

Essa entrevista foi conduzida por email, e no meio das respostas haviam diversos links para produtos da The Great Kat. Confira no fim da página todos eles. Antes, a versão em inglês dessa entrevista.


ENGLISH

You have always had a close relationship with Classical Music, right? How did you manage to mix it with that Metal vibe you have?
THE GREAT KAT Guitar/Violin Icon (http://www.greatkat.com) is the ONLY Double Virtuoso with the CREDENTIALS to MIX Classical & Metal!
The Great Kat IS:
-“TOP 10 FASTEST SHREDDERS OF ALL TIME” – Guitar One Magazine
-“20 OF THE FASTEST GUITARISTS IN THE WORLD TODAY”- MusicRadar
-“TOP-10 FASTEST GUITARISTS OF ALL TIME” – Guitar World Magazine’s Readers’ Poll
-“10 WOMEN WHO CHANGED THE DIRECTION OF ROCK AND METAL”-Polvora
-JUILLIARD HONORS GRADUATE AS A VIOLIN VIRTUOSO
-CONCERTMASTER OF THE JUILLIARD PRE-COLLEGE ORCHESTRA
-WINNER OF THE ARTISTS INTERNATIONAL COMPETITION ON VIOLIN
-CARNEGIE RECITAL HALL DEBUT ON SOLO VIOLIN

The Great Kat was BORN listening to BEETHOVEN and had 24 HOURS a DAY of GENIUS BEETHOVEN MUSIC ear-training. After realizing that I was the REINCARNATION of BEETHOVEN, I began Classical violin studies at 9 years old. I won a FULL SCHOLARSHIP to study at The Juilliard School as a violin virtuoso and won the CONCERTMASTER at Juilliard Pre-College and Hufstader Award in Theory & Composition. After winning the ARTISTS INTERNATIONAL COMPETITION and performing my SOLO DEBUT at CARNEGIE RECITAL HALL, I toured Mexico and played Violin Solo for the Governor of Coahuila, Mexico. I performed as a violin soloist for NY City Mayor Ed Koch, and performed solo violin in the U.S. and England. One day I realized that Classical Music WAS DEAD after seeing a metal music video on TV. I quickly picked up the electric guitar, began transcribing my violin solos to the guitar and joined NICCOLO PAGANINI as HISTORY’S ONLY GUITAR/VIOLIN DOUBLE VIRTUOSOS!!!
Stay tuned for the JUST RECORDED (on 3/10/19) NEW GREAT KAT/MOZART’S “THE MARRIAGE OF FIGARO OVERTURE” Single coming to iTUNES, SPOTIFY, AMAZON & MORE!

And how did you manage to develop your guitar skills when you started to play? How much has your violin technique was applied to it?
The Great Kat is actually a VIOLIN VIRTUOSO playing VIOLIN SOLOS on the GUITAR!!! I am not your TYPICAL Guitarist who plays your boring blues all slow and dull, with slow fingers and “tasty” riffs. THE GREAT KAT is a BRUTAL SHREDDER taking ACTUAL VIOLIN SOLOS that I play on the VIOLIN and PLAYING THEM on BOTH Guitar AND Violin!!! I use the “PAGANINI” technique on the Violin and transfer the hand positions, shifting, technique, fingerings and bowings to the guitar’s left and right hands.

Now LISTEN to the GENIUS CLASSICAL VIOLIN VIRTUOSITY of The Great Kat shredding “CZARDAS for Violin & Piano” – NEW Classical VIOLIN Recording by The Great Kat!
The Great Kat brings back the GOLDEN AGE of ARTISTRY!

You have always been releasing titles with very short length. I own your DVD Extreme Guitar Shred, and it only lasts 12 minutes. Some of your EP’s are even shorter than that. Is there a particular reason for that?
YES!!! PEOPLE CAN’T HANDLE MORE THAN a FEW MINUTES of GREAT KAT INSANITY!!! My BLISTERING GUITAR AND VIOLIN SHREDDING of BEETHOVEN, PAGANINI, ROSSINI is TOO INSANE and PEOPLE ARE NOT USED to the TEMPOS and COMPLEXITY!!! That’s YOUR JOB, CLOVIS — you need to SPREAD THE WORD!!!

The EP Digital Beethoven on Cyberspeed was released in 1996, and has an interactive media track, which was pretty uncommon at that point in time. How did you come with this idea and with the ‘Cyberspeed’ concept?
The Great Kat is ALWAYS thinking ahead and actually predicted in 1996 that EVERYTHING will be on the INTERNET and EVERYONE MUST keep up with the FAST SPEEDS of the upcoming DIGITAL WORLD!

Timothy Leary wrote the lyrics and you composed a song which is called “Right Brain Lover”. Was it ever released? I really didn’t found it on your website or anywhere else. Could you tell us how did you both get in touch for this collaboration?
TIMOTHY LEARY, Mind-Altering Guru, met THE GREAT KAT, ShredClassical Guru in NY in 1984 and we collaborated on the never before released “RIGHT BRAIN LOVER” SONG!
Timothy wrote the wild psychedelic lyrics and I composed the rock music. Timothy Leary and I recorded “Right Brain Lover”, starring The Great Kat’s electric violin virtuosity and rock singing and Timothy Leary rapping the lyrics with his inimitable voice. IT IS a WILD SONG! Stay tuned to hear this HISTORIC masterpiece. Check out TIMOTHY LEARY/GREAT KAT’S “RIGHT BRAIN LOVER” unreleased collaboration on display at THE NEW YORK PUBLIC LIBRARY http://archives.nypl.org/mss/18400#c759755 more info at www.greatkat.com/03/timothyleary.html

Which other musical style do you think could be mixed with Classical Music, instead of Metal?
The raw vicious power, speed, virtuosity and complexity of Metal is the ONLY music genre that blends well with symphonic power of Classical Music! The Great Kat has ALWAYS declared that BEETHOVEN WAS THE FIRST METALHEAD!!!!

Instead of your guitar unquestionable technical skill, another thing that that draws attention to you is your dressing style. Where did you get the inspiration for the clothes you use?
The Great Kat gets the inspiration to dress like a VICIOUS, BRUTAL GUITAR DOMINATRIX because my MISSION is to DOMINATE YOUR PATHETIC BRAINS INTO SUBMISSION with BEETHOVEN and if it takes DRESSING like a LEATHER-CLAD DOMINATRIX to get your ATTENTION & make you UNDERSTAND BEETHOVEN, than I WILL DO IT!!!!

I was watching some of your old interviews, and in one of them you’ve said that you are a “female fighting 100% male domination”. Would you say you fit on the “feminist” label?
The Great Kat goes BEYOND “Feminism”! THE GREAT KAT IS An OMNIPOTENT GODDESS taking on ALL of CIVILIZATION and UPDATING the world with POWER, NON-STOP ENERGY, DRIVE, AGGRESSION and VIRTUOSITY all designed to BRING YOU SCREAMING into the future with GENIUS MUSIC!!!!!

In your debut album Beethoven on Speed, the last track is “Bach to the Future: For Geniuses ONLY!”. What’s your point on saying that your music is just for a small part of music listeners? Because we know that, in general, the public who consumes music can’t be called “geniuses”…
The Great Kat’s & Beethoven’s MUSIC can make ANYONE into a GENIUS with CONTRAPUNTAL COMPLEXITY and HIGH-SPEED VIRTUOSITY!! NOW it’s time to SPREAD the word of THE GREAT KAT & BEETHOVEN and get an entire CIVILIZATION into GENIUS THINKING!!!! GET TO WORK CLOVIS!!!!

Is there more to come on the CHEF GREAT KAT COOKS series?
YES!!! COMING SOON: “CHEF GREAT KAT BAKES with BACH” and much more! STAY TUNED!

Who do you think is the most Metal Classical musician?
BEETHOVEN, OF COURSE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
The FIRST METALHEAD!!!!!!!!!!!!

Do you know something about Brazilian music? Do you already received some offer to play in Brazil?
The Great Kat will be shredding Brazilian composer Villa-Lobos’ “BACHIANAS BRASILEIRAS”. Stay tuned for more info at http://www.greatkat.com .
If you want to WITNESS The Great Kat SHRED LIVE in BRAZIL, GO DEMAND IT!!!!
But be warned, IT’S BRUTAL, INSANE, FAST, LOUD and HOT!
Be PREPARED TO BOW to THE GREAT KAT, BRAZILIAN METALHEADS!!!!!!!!!!!!!

Thanks for answering it, I’m honoured.
BRILLIANT JOB, CLOVIS! SHRED ON!!!!!!!!!!!


Links, vídeos e informações:

“CZARDAS for Violin & Piano” – NEW Classical VIOLIN Recording by The Great Kat!
The Great Kat brings back the GOLDEN AGE of ARTISTRY!
LISTEN NOW:

iTUNES: https://itunes.apple.com/us/album/czardas-for-violin-and-piano-single/1441018827
AMAZON: https://www.amazon.com/dp/B07K379Q33
SPOTIFY: https://open.spotify.com/album/78oXinESIuTzsEDIl5w3Ck

WATCH the WORLD PREMIERE of The Great Kat “CZARDAS for VIOLIN and PIANO” MUSIC VIDEO on Amazon Prime https://www.amazon.com/dp/B07MC5ZQLM

LISTEN to the technicality & speeds of The Great Kat’s Guitar/Violin on YouTube:

The Flight Of The Bumble-Bee: https://youtu.be/sGUQyKBMklA
Paganini’s Caprice #24 https://youtu.be/-RLsZfeqyoM
Beethoven’s 5th Symphony https://youtu.be/KtRuZeQWXyM
Rossini’s William Tell Overture https://youtu.be/USELO_zX4ng
Bach’s Brandenburg Concerto #3 https://youtu.be/ORK_OcMCxME
Vivaldi’s The Four Seasons: https://youtu.be/R_hn7HKHbDs

AND MUCH MORE & On iTUNES:

https://itunes.apple.com/us/artist/the-great-kat/id368743108 and https://itunes.apple.com/us/artist/great-kat/id384709526

Digital Beethoven On Cyberspeed CD/CD-ROM features:

-CyberComposers
-KAT TV (TV Shows in the 21st Century)
-KAT IQ Test
-Lifestyles of the Neurotic & Psychotic Musical Geniuses
-5 Kat Shred Classical songs you can hear in a CD Player (Starting on TRACK 2) “GODDESS! PAGANINI’S “CAPRICE #9”, “BACH’S “PARTITA #3″”CYBERSPEED” & WAGNER’S “RIDE OF THE VALKYRIES”!

Watch Chef Great Kat Videos on AMAZON PRIME:

“Chef Great Kat Cooks Beethoven’s Macaroni and Cheese” https://www.amazon.com/dp/B0795CMCKW

“Chef Great Kat Cooks Paganini’s Ravioli” https://www.amazon.com/dp/B076HDTCF9  

“Chef Great Kat Cooks Russian Caviar & Blini with Rimsky-Korsakov” https://www.amazon.com/dp/B0791NZF6J

WATCH THE GREAT KAT’S “BEETHOVEN MOSH” MUSIC VIDEO on MTV at http://www.mtv.de/musik/videoclips/lrwozf/Beethoven-Mosh

The Great Kat Beethoven, Paganini, Vivaldi, Bach and more Music Videos on iTUNES VIDEOS/APPLE MUSIC at https://itunes.apple.com/us/artist/the-great-kat/id368743108

The Great Kat Web Site http://www.greatkat.com
AMAZON PRIME: https://www.amazon.com/v/thegreatkat
iTUNES: Songs: http://itunes.apple.com/us/artist/great-kat/id384709526
iTUNES Albums & Videos: https://itunes.apple.com/us/artist/the-great-kat/id368743108
TWITTER (Guitar) https://twitter.com/greatkatguitar
INSTAGRAM https://instagram.com/katherineviolinguitar
TWITTER (Violin) https://twitter.com/greatkatviolin
YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/greatkat

Fotos: Reprodução/Divulgação

1 comentário em “[Entrevista] The Great Kat e sua virtuosa e veloz união entre o Metal e a Música Clássica”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s