The Great Kat – Beethoven Shreds

Nenhum comentário

por Clovis Roman

A guitarrista The Great Kat é uma em um milhão. Ela mesma professa ser a reencarnação de Beethoven, e desde cedo estudou guitarra a exaustão, a fim de unir o clássico com a música pesada. O resultado é algo tão peculiar quanto agressivo.

O CD Beethoven Shreds conta com sete músicas, e pouco mais de sete minutos de duração. Algo digno de grindcore. Outra similaridade é a insanidade musical e a velocidade. “The Flight of the Bumble-Bee” é um interlúdio de Nikolai Rimsky-Korsakov, compositor russo, para sua ópera The Tale of Tsar Saltan, no final do século XIX. A releitura de The Great Kat é insana, veloz, desconcertante. “Beethovens 5th Symphony”, cujo título é autoexplicativo, é outra adaptação do clássico para o shred guitar.

Mesma receita para “Bach’s Brandenburg Concerto #3”, a mais extensa das canções. Aqui as coisas andam de maneira um pouco mais cadenciada, mas ainda com o virtuosismo característico de The Great Kat. Outra de Bach presente no disco é “The Art Of The Fugue”, com teclas e guitarras bastante ágeis.

“Paganini’s Caprice #24” é outra do erudito, bastante conhecido dos fãs de metal melódico. Trata-se da peça que aparece no final do solo da música Angels Cry, do Angra. O nome da peça completo é “Caprice No. 24 In A Minor”, do compositor e violinista erudito Niccolò Paganini. As melodias também se fazem presentes em outros registros metálicos: No álbum ao vivo High Live (1996), do Helloween, o guitarrista Roland Grapow toca o trecho em um solo de guitarra antes do clássico “Future World”. O mesmo Grapow, no ano seguinte, lançou sua primeira empreitada solo, o interessante disco Four Seasons of Life. Lá, no solo de “The Winner”, ele reverencia a mesma obra.

Por sua vez, “Torture Techniques” lembra mais seus materiais iniciais, um speed metal alucinado com vocais ríspidos, que entre passagens puramente metal, encontra espaço para alguns solos super sônicos; tudo isto em pouco mais de um minuto. “Islamofascists” segue a mesma pegada doentia e simplesmente maravilhosa. São estas as duas únicas músicas com vocais.

O repertório deste CD é praticamente o mesmo do DVD semi-homônimo (Beethoven Guitar Shered), entretanto, aqui não há a canção “Blood” (outra que conta com vocais), que caberia tranquilamente no disquinho por ter cerca de trinta segundos de duração.

No começo de 2019, nós fizemos uma extensa entrevista com The Great Kat. Relembre aqui o papo: www.acessomusic.com.br/2019/03/26/entrevista-the-great-kat-e-sua-virtuosa-e-veloz-uniao-entre-o-metal-e-a-musica-classica

Além de Beethoven’s Guitar Shred, recebemos um single intitulado Beethoven Mosh 2, composto de apenas uma única faixa, homônima. Aqui, há mais peso, o som é menos estridente e o andamento é mais moderado. É mais palatável para quem não é tão chegado em barulheira.

Ambos produtos, bastante curtos, tem uma explicação para serem assim, segundo a própria guitarrista: “As pessoas não conseguem lidar com mais do que alguns minutos da insanidade de The Great Kat! Meu violino de Beethoven, Paganini e Rossini e minha fritação na guitarra e muito louca, e as pessoas não estão acostumadas ao andamento e à complexidade“. Quem sou eu para discordar?

Seja tocando sons a velocidade da luz, seja indo mais devagar, The Great Kat é autêntica e original.

Músicas:

  1. The Flight of the Bumble-Bee
  2. Beethoven’s “5th Symphony”
  3. Torture Techniques
  4. Bach’s “Brandenburg Concerto #3
  5. IslamoFascists
  6. Bach’s “The Art of the Fugue”
  7. Paganini’s “Caprice #24”

Informações:
The Great Kat Web Site www.greatkat.com
Amazon Prime: www.amazon.com/v/thegreatkat
iTunes – Songs: itunes.apple.com/us/artist/great-kat/id384709526
iTunes – Albums & Videos: itunes.apple.com/us/artist/the-great-kat/id368743108
Twitter (guitar): twitter.com/greatkatguitar
Twitter (violion): twitter.com/greatkatviolin
Instagram: instagram.com/katherineviolinguitar
Youtube: www.youtube.com/greatkat

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s