[Resenha] Seu Juvenal – Brincando com Ódio

Nenhum comentário

Seu Juvenal – Brincando com Ódio

Material gentilmente enviado por Som do Darma

por Clovis Roman

O Seu Juvenal chamou bastante atenção do cenário com seu disco pregresso, Rock Errado, onde tudo estava certo. E aquilo que lá soava aqui foi aprimorado, continuado. É disso que se trata Brincando com Ódio, financiado com recursos do Funcult, edital de fomento à produção artística e cultural do Fundo Municipal de Cultura de Ouro Preto/MG, do qual o grupo foi vencedor. A formação conta com Bruno Minimim (baixo), Renato Zaca (bateria), Bruno Bastos (voz) e Zacca (guitarra).

A abertura é com um par de músicas ligeiras – “Chamem as Crianças para Brincar” e “Depois do Ódio” -, que fazem com que você retorne e as ouça novamente, pois nem dá tempo de se acostumar – ambas ficam nos limites dos dois minutos de duração. Após esses dois sons mais diretos, “Fogo na Própria Carne” queima aos poucos, com o baixo pulsante alicerçando momentos psicodélicos de guitarra, até que um riff propriamente dito apareça para encerrá-la. Por sua vez, “Em Seu Sorriso Cabe o Carnaval” prende pelas linhas vocais semi declamadas, sem seguir a base instrumental, aos menos nos versos iniciais. Reminiscências do Rock setentista se fazem presentes.

Um hardcore sujo eclode em forma de “Hino Nacional”, uma porrada de 44 segundos, outra em que você é impelido a ouvir novamente, quase que de maneira automática. Ela foi divulgada previamente em formato digital, assim como sua antecessora e “Bloco da Vergonha”. Essa Zacca explica: “A letra […] aborda a ilusão do mundo digital, esse lugar onde as pessoas são todas felizes e bonitas, reduto de perfis falsos que visam espalhar a mentira e o ódio”. Com letra contundente e agressiva, “Igrejas” cutuca as feridas abertas por essas instituições com fins lucrativos.

Dando uma amenizada, “Montanha” é mais acessível e com andamento moderado e excelente riff de guitarra e camadas sonoras interessantes. A já conhecida “O Pior Cego” fecha o trabalho com um pouco mais de peso e vibração e outra letra visceral, que destrincha um tema bastante atual. A dose extra de adrenalina do conjunto de canções é fornecida pela gravação, feita ao vivo – remetendo a energia das apresentações do grupo – no estúdio Sonastério, renomado espaço onde já passaram artistas como Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Skank, Seu Jorge, Criolo e Gal Costa, entre tantos outros. A mixagem ‘analógica’, por sua vez, foi realizada no ForestLab Studio.

Brincando com Ódio tem cerca de 10 minutos a menos que Rock Errado. Quem sabe por lidar com sentimento tão excruciante, os músicos tenham decidido por resumir os trabalhos em temas mais diretos ao ponto. São nove músicas, em cerca de 26 minutos – considerando a faixa “O Pior Cego”, lançada previamente como single digital e bônus da versão física do trabalho – onde o ódio é expressado de diversas maneiras. A música em si, como um vórtice, recicla isso e entrega ao ouvinte um disco de Rock and Roll vibrante e coerente, que desperta variados sentimentos, sendo que nenhum deles é raiva ou desprezo. Pelo contrário, ele conquista pela simplicidade e efetividade do som. Na época de Rock Errado eu já havia louvado o grupo de Ouro Preto como nome a ser conferido e considerado. Meu convite a você para que confira o trabalho do quarteto está aqui estendido, por tempo indeterminado.

Além desse novo trabalho, a banda também está relançando em formato digital seus dois primeiros registros, que junto a Rock Errado e Brincando com Ódio, completam sua discografia: “Guitarra De Pau Seco” e “Caixa Preta”. Confira todos esses sons em www.seujuvenal.com.br/musica.

Relembre nossa crítica ao disco Rock Errado e nossa entrevista com a banda, aqui.

Músicas
01 – Chamem as Crianças pra Brincar
02 – Depois do Ódio
03 – Fogo na Própria Carne
04 – Em seu Sorriso Cabe o Carnaval
05 – Bloco da Vergonha
06 – Hino Nacional
07 – Igrejas
08 – Montanhas
09 – O Pior Cego

Informações
www.seujuvenal.com.br
www.facebook.com/seujuvenalmg
www.twitter.com/seujuvenalmg
www.soundcloud.com/seujuvenal
www.youtube.com/seujuvenalmg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s