Iron Maiden Para Crianças: A importância da leitura para todas as idades

Nenhum comentário

Livro infanto-juvenil é lançado no Brasil pela editora Estética Torta

por Kenia Cordeiro

O Iron Maiden sempre foi conhecido por conter em sua temática lírica fatos históricos, mitologias, batalhas épicas etc. São comuns os  relatos de fãs que se interessaram por diversos livros, filmes e períodos históricos por conta das letras da banda. Eu sou uma dessas pessoas.  O Maiden é uma daquelas bandas que crescemos ouvindo e gostaríamos de ver nossos filhos escutando.

A leitura, além de entreter, também tem o papel de estimular e instigar, e isso está presente no livro Iron Maiden para Crianças, de Stjepan Juras, lançado no Brasil pela editora Estética Torta. Os temas de curiosidade dos adultos, estão agora em uma linguagem acessível, que desperta o interesse do público infanto-juvenil.

O Cantinho do Eddie, presente em todas as 57 músicas abordadas no livro, está recheado de curiosidades sobre a banda, seus shows e inspirações das composições, ensinando e aguçando a imaginação. Além disso, a obra tem várias ilustrações do mascote de banda mais famoso do mundo para colorir.

A importância da leitura para as crianças
O público alvo do livro são crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, aquelas que, na maioria das vezes, já conseguem ler sozinhas. Porém, nada impede que o livro seja apresentado para os mais pequenos, sendo feita a leitura pelos pais. Aliás, o hábito da leitura entre pais e filhos ajuda muito na criação dos vínculos familiares e contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, e ampliação do vocabulário.

Sempre que posso leio pra ela a noite. Acho muito importante, porque além de ter um momento só com ela, ela desenvolve o interesse pela leitura“, relata Ingrid Schinermann, mãe da Gaby, 6 anos.

Os pequenos sempre gostam de histórias. E as páginas coloridas do livro Iron Maiden para Crianças representam para eles um mundo de curiosidades. Os temas são abordados de maneira lúdica, com rimas de fácil memorização. Essa forma inovadora, cheia de estímulos, os apresenta a diferentes formas de interação com o mesmo enredo.

A Laura (4 anos) ama histórias. É um ótimo momento para criar laços, o interesse em leitura e também em livros em geral. Atiçar a curiosidade é um outro ponto”, adiciona Augusto Breowicz, que desde cedo faz com que sua filha tenha contato com livros e com o mundo da música, compartilhando, inclusive, que a pequena Laura curte muito rock and roll.

Uma criança ter o hábito da leitura não é uma tarefa fácil. Os estímulos dados pela família para que isso seja criado e depois desenvolvido são muito importantes, sendo o principal deles a leitura entre pais e filhos.

André Valentim, pai do pequeno Aquiles, de 4 anos, é fã do Iron Maiden e vê no dia a dia do filho a influência da leitura em família: “Desde os 3 anos e meio, ele não só gosta como nos obriga a contar uma estória ou ler um livro para ele. É um momento de extrema importância, porque faz parte do “ritual do sono”, ou seja quando ele pede, sabemos que está com sono, ou, ao contrário, ele entende que chegou a hora de dormir.” Sobre o livro Iron Maiden Para Crianças ele afirma: “Parece incrível,  já que a banda sempre contou excelentes contos em suas músicas. Se o autor conseguir de alguma forma transmitir isso para uma criança,  seria maravilhoso”, diz o pai coruja. E o autor consegue. Por isso, reafirmo que o livro é um prato cheio para crianças de todas as idades.

A psicóloga Anna Eduarda S. C. A. Nunes, reforça que além das tarefas rotineiras da criação dos filhos (se preocupar se eles tomaram banho, escovaram os dentes, fizeram as tarefas da escola), a família não deve esquecer de outros aspectos tão importantes do desenvolvimento. “Na orientação de pais realizada em consultório, falamos sobre o tempo de qualidade. Infelizmente sabemos que temos que nos dividir em três para dar conta de tudo, por isso enfatizamos o termo qualidade ao invés de quantidade”, afirma.

Ela completa: “Pare e pense sobre quais são as memórias que você guarda com mais carinho de seus pais. Estão relacionadas a memórias rotineiras do cotidiano ou a momentos em que vocês estavam juntos, brincando e conversando? São esses momentos que costumamos guardar com mais carinho, e inclusive lembrar com uma clareza de detalhes maior.

Assim, Anna confirma que esse tempo é que auxilia a formar vínculos duradouros com os filhos, e por meio dele, também podemos desenvolver com as crianças, hábitos que são saudáveis a longo prazo na rotina dos pequenos. Sabemos que ler de maneira regular auxilia no desenvolvimento da escrita, de formação de opinião, e até mesmo no período de alfabetização. Por isso, ler junto com as crianças também é uma ótima maneira de criarmos tempo de qualidade, pois reforça os nossos vínculos afetivos, e ainda cria um hábito que será duradouro.

Por fim…
Acredito que o sonho de todos os pais e mães metaleiros é que o filho siga seus passos e nutra a paixão pelas bandas que eles tanto amam. Isso ninguém pode garantir. As crianças irão crescer e desenvolver seus próprios gostos, paixões e motivações. Mas com certeza, as memórias dos momentos com os pais serão lembradas e o livro Iron Maiden Para Crianças pode fazer com que elas tenham um carinho especial pela banda no futuro. A leitura ajudará no desenvolvimento do senso crítico, tornando-as capazes de questionar e perceber o mundo a sua volta.

Para comprar o livro Iron Maiden para crianças acesse: esteticatorta.lojavirtualnuvem.com.br

Capa: Reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s