Em “In Nomine Éireann”, Tuatha De Danann homenageia a cultura e música da Irlanda

Nenhum comentário

[press-release]

São 26 anos de história! Sete álbuns, shows e turnês por todo Brasil, inclusive na Europa, quando se apresentaram no maior festival de heavy metal do planeta, o Wacken Open Air. Idolatrados pelo público e imprensa especializada, ganharam exposição até na grande mídia, participando de programas televisivos de grande audiência. Os fatos históricos da carreira do Tuatha de Danann são mesmo abundantes. Como sua arte.

A relação do Tuatha de Danann com a cultura irlandesa é tão intrínseca quanto sua relação com o heavy metal. De certa forma a banda mineira singulariza a pluralidade desse mosaico étnico que é a cultura brasileira. In Nomine Éireann, novo trabalho da banda, é criativamente espontâneo – está sendo lançado há pouco mais de um ano após The Tribes of Witching Souls – assim como também é espontânea a sua intenção: homenagear a cultura e música da Irlanda.

E neste domingo, dia 20 de Dezembro, às 20hs, o Tuatha De Danann faz um show online de lançamento de “In Nomine Éireann”. O show, que será no formato elétrico, promete um repertório que, além de músicas do novo álbum, também vai percorrer toda a carreira da banda. A apresentação será transmitia pelo Sympla Streaming e os ingressos estão à venda pelo valor de R$ 25,00: http://bit.ly/3qZ9Js8

O novo álbum
De acordo com Bruno Maia, a ideia de lançar um disco como In Nomine Éireann, que reúne canções tradicionais irlandesas rearranjadas e readaptadas para o universo criativo do Tuatha de Danann, é tão antiga quanto os desafios comuns a qualquer banda de rock.
“Em meio a tantas demandas que uma banda tem, nunca tivemos uma formação antes da atual que se sentisse confortável em debruçar sobre um trabalho desse”, conta o vocalista e multi-instrumentista. “Até que, no ano passado, depois do lançamento do último trabalho e com sua subsequente turnê, vimos que era a hora, já que a atual formação é muito harmoniosa e competente. A ideia era que esse seria um disco rápido de se produzir, mas ninguém contava com o coronavírus”.

Os reveses da pandemia só foram minimizados pela familiaridade e proximidade do Tuatha De Danann com a cultura Irlandesa. A seleção do repertório do álbum foi feita pelo próprio Bruno Maia que é um especialista na arte da Irlanda, além de ser um dos integrantes da banda Terror Celta de música tradicional irlandesa ao lado de outros três músicos do Tuatha de Danann: Giovani Gomes (b), Rafael Ávila Delfino (d) e Nathan Viana (violino).

“Alguns desses temas já tocávamos em shows acústicos do Tuatha de Dannan. A Irlanda é um dos países cujo acervo musical é um dos maiores, se não o maior, do ocidente. Há temas no disco de 200 anos atrás, mais ou menos. The Wind That Shakes The Barley é um exemplo, o tema de Guns and Pikes também remonta ao século XIX. Muitas dessas músicas vêm sendo reutilizadas, rearranjadas, versionadas há muito tempo. Mesmo sendo tradicional, é muito dinâmica, pois dia-a-dia elas vêm sendo reutilizadas, em versões diferentes, com letras e/ou nomes diferentes“.

In Nomine Éireann foi lançado em CD-Digipack pela renomada gravadora Heavy Metal Rock e há duas semanas consecutivas está entre os mais vendidos na Die Hard Records. O disco também estará disponível em todas as plataformas digitais a partir do próximo dia 18 de Dezembro.

Informações:
Site oficial: www.tuathadedanann.art.br

Foto: Clovis Roman

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s