[Resenha] Timo Tolki’s Avalon – The Enigma Birth

Nenhum comentário

Timo Tolki’s Avalon – The Enigma Birth
(Shinigami Records/nacional)

Material gentilmente enviado por Shinigami Records

Por Clovis Roman

Por mais conturbada que seja a vida e carreira de Timo Tolki, não podemos esquecer que o cara é um músico de diversos momentos inspirados, e The Enigma Birth, o quarto álbum do Timo Tolki’s Avalon, é mais uma prova disto. O trabalho é de fácil assimilação, com melodias ganchudas, belos solos e uma miríade de vocalistas inspirados, que vai de nomes gigantes até outros que estão construindo sua história na música pesada. Em comum há o fato de todos desempenharem seus papéis com bastante qualidade.

Seguindo a trilha segura do metal melódico, “The Enigma Birth” abre grandiosa, com um refrão levemente apoteótico e com o teclado na frente. A voz de Pellek encaixa perfeitamente, pelo belo timbre (chega a lembrar Mike Vescera nos anos 1990 em alguns momentos) e por se entregar para a música, sem exagerar nos agudos, que aparecem aqui e acolá em momentos certeiros. O solo de guitarra de Tolki é puro Stratovarius.

A lembrança da antiga e memorável ex-banda do guitarrista aparece não apenas nas músicas. Na traseira do CD, há a mesma flor de lis que ilustra diversos lançamentos daquele conjunto finlandês. Mas nem tudo é uma ode ao passado. A cadenciada “I Just Collapse” se destaca logo na primeira audição, com aquela cara irresistível de single, com uma performance ótima de Caterina Nix, que havia trabalhado com o Timo Tolki’s Avalon no álbum Angels of the Apocalypse (2014). Ela aparece na canção seguinte, a cheia de orquestrações “Memories”, em um dueto com Brittney Hayes (Unleash the Archers). A participação de James LaBrie (Dream Theater) acontece em “Beautiful Lie”, outra boa faixa, que nos dá a oportunidade de ouvi-lo cantando metal melódico.

Outro bom motivo para conhecer este disco é a proximidade dele com o Brasil. Afinal, dois vocalistas que participam dele são brasileiros: Marina La Torraca (Phantom Elite, Exit Eden, Avantasia) e Raphael Mendes (Icon of Sin). Isto sem contar Fabio Lione, que é italiano mas é o frontman de um dos maiores nome do metal nacional, o Angra. O primeiro deles a aparecer é Mendes, o Bruce Dickinson brasileiro, em “Master of Hell”, uma música que poderia muito bem estar no álbum da Icon of Sin. É um heavy metal mais direto, principalmente no marcante refrão marcante. A outra faixa que ele participa é na mais melódica “Beauty and War”.

A cantora paulista Marina La Torraca também aparece em um par de faixas: a baladinha “Another Day” e em “Time”, rica em passagens instrumentais e ótimas linhas vocais. O gigante Fabio Lione surge mais ao final do CD, com a grande “Dreaming” (a mais extensa do repertório) e a vibrante “Without Fear”, que lembra bastante Stratovarius e encerra o álbum.  

Um detalhe bacana neste trabalho é o fato de todos os vocalistas convidados terem espaço para seus agradecimentos pessoais no encarte, e não apenas o dono da banda. O álbum The Enigma Birth é um deleite para fãs de metal melódico e um dos momentos inspirados de Timo Tolki. O trabalho flui de maneira bastante agradável, e a profusão de vocalistas apenas acrescentou um espectro maior às composições. O lançamento nacional é pela Shinigami Records, em edição limitada a 300 cópias.

Compre: https://www.lojashinigamirecords.com.br/p-9484480-Timo-Tolkki-s-Avalon—The-Enigma-Birth

Músicas:

  1. The Enigma Birth (c/ Pellek)
  2. I Just Collapse (c/ Caterina Nix)
  3. Memories (c/ Caterina Nix & Brittney Slayes)
  4. Master Of Hell (c/ Raphael Mendes)
  5. Beautiful Lie (c/ James LaBrie)
  6. Truth (c/ Jake E)
  7. Another Day (c/ Marina La Torraca)
  8. Beauty And War (c/ Raphael Mendes)
  9. Dreaming (c/ Fabio Lione)
  10. The Fire And The Sinner (c/ Jake E & Brittney Slayes)
  11. Time (c/ Marina La Torraca)
  12. Without Fear (c/ Fabio Lione)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s