[Resenha] Heavy Water – Red Brick City

Nenhum comentário

Heavy Water – Red Brick City
(Heavy Metal Rock/nacional)

Material gentilmente enviado por Som do Darma/Heavy Metal Rock

Por Clovis Roman

O álbum Red Brick City é a estreia  do projeto que reúne o lendário vocalista Biff Byford (Saxon) com o próprio filho, o guitarrista e também vocalista Seb Byford (Naked Six). A formação da banda é completada pelo baterista Tom Witts e o tecladista/saxofonista Dave Kemp. Este material chegou ao Brasil pela Heavy Metal Rock Records, e merece a audição por ser um ótimo disco de Rock e que mostra outra faceta do veterano Biff.

Cadenciada e com uma abordagem bastante moderna, “Solution” de cara mostra que o ouvinte não deve esperar algo similar ao Saxon. A pegada aqui é outra, mais rock and roll. O filho de Biff Byford, Seb Byford assume os vocais principais nos versos iniciais de “Turn to Black”, com o pai fazendo a segunda voz. Posteriormente, Biff assume a tarefa e o som, um blues metalizado com algo de grunge se impõe, se destacando de imediato. A parte final remete muito a algo que o Queens of the Stone Age faria.

O trabalho realmente é algo de família. Além de Biff (que gravou o baixo, além das vozes) e de Seb, responsável pelas vozes e guitarras, há também as fotos do Cd, tiradas por Steph Byford. Indo para a linha do stoner, a faixa-título é outra com andamento mais lento e ares noventistas. A boa balada “Tree in the Wind” mostra pai e filho dividindo os vocais, logo seguida pela pesada “Revolution” e pela positiva “Personal Issue No. 1”, ao menos no campo musical. A letra relata dilemas de vida.

A moderníssima – mesmo com algo daquela melancolia do blues nos versos – “Medicine Man” é abrilhantada pelo belíssimo timbre de Biff Byford, afinal, a voz do britânico é marcante e continua brilhante mesmo após tanto tempo de estrada. O que chama atenção neste álbum é a sonoridade crua, direta ao ponto, sem muitas coisas além da banda em si. E a capacidade de fazer músicas com abordagens diferentes, como “Follow This Moment”, com solo de saxofone e uma aura setentista próxima ao prog tanto no instrumental quando nas linhas vocais.

O rock vigoroso de “Personal Issue No. 1”, cantado por Seb, seria hit de sucesso nos anos a1990, com algo de Black Crowes. Os vocais alternam momentos melodiosos com gritos mais primais como no refrão. Como a anterior, porém mais lenta, “Medicine Man” traz uma ginga especial, com pai e filho cantando juntos. A indefectível balada surge em forma de “Now I’m Home”, vizinha da já citada “Tree in the Wind”. Esta dupla encerra o álbum (nas plataformas digitais, já que no CD a tracklist é diferente) numa pegada mais tranquila, deixando um clima agradável ao fim da prazerosa audição de Red Brick City.

Este trabalho foi gravado no Big Silver Barn e no Reel Recording Studio, ambos em York, na Inglaterra, com produção de Seb e Biff e masterização de Jacky Lehmann. O disco é um amálgama de sonoridades, do grunge ao stoner, do rock and roll e do blues às tendências mais atuais, deixando evidente que o resultado final foi a somatória de forças de um músico veterano e de outro bem mais jovem. Todas estas nuances são bem aplicadas  dando dinamismo ao CD. Se você quer ouvir a marcante voz de Biff cantando outros estilos, não perca tempo.

Compre: https://hmrock.com.br/produto/heavy-water-red-brick-city-cd

Conheça mais: www.instagram.com/heavywatermusicofficial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s