Lessmann-Voss – Rock is Our Religion
(Shinigami Records – nacional)
Por Clovis Roman
A dupla Claus Lessmann e Michael Voss se conhece de longa data, com seus caminhos se cruzando em estúdios e palcos ao redor do mundo. Atuam juntos no Phantom 5, onde Voss é guitarrista. Por sua vez, Lessmann participou de um álbum do Wolfpakk há alguns anos. Mas a conexão é antiga: Há trinta anos, no álbum Live…The Best, do Bonfire, Voss cuida das guitarras e vocais de apoio, enquanto Lessmann, dos vocais. Esta relação próxima se tornou a força motriz deste projeto que leva o nome de ambos, e que debuta no mercado com o ótimo disco Rock is our Religion.
Antes, você pode ler aqui outras resenhas que fizemos de trabalhos que contam com Michael Voss:
- Michael Schenker: https://acessomusic.com.br/2021/05/03/resenha-michael-schenker-group-immortal/
- Fred Mika: https://acessomusic.com.br/2020/03/22/resenha-fred-mika-withdrawal-symptoms/
Lançado no Brasil pela Shinigami Records, o material afirma suas bases no hard rock e AOR, porém trazendo nuances musicais de outros cantos para dar a cara da dupla às canções. “Medicine Man” abre com uma certa apatia, o que é reforçado por sua posição na tracklist. No meio do CD, ela seria muito mais efetiva, até porque é uma boa música, com ótimas linhas vocais, daquelas para cantar junto. A faixa que poderia abrir o disco é “Smoke Without a Fire”, que começa lenta e emenda um hardão com cheiro de Def Leppard (dos bons momentos, claro) e Bon Jovi (da fase intermediária), um tanto pop e bastante grudenta, com um trampo primoroso de guitarras.
Com refrão irresistível, “Runaway Days” gruda na cabeça logo após a primeira audição: “Runaway days, bringing you love and delight, easing the pain from the fight, just take a break and hide away” são versos que você vai cantarolar enquanto lava a louça ou faz compras no supermercado. Após ficar preso na faixa três por um tempo considerável, finalmente deixei de acionar o repeat e parti para “Fight for our Love”, mais cadenciada e se aproximando do formato balada. A letra, obviamente, fala sobre como o amor é legal e aquela coisa toda. Se você pegar a letra e tentar cantar junto, sem nunca ter ouvido a música antes, é capaz de conseguir deduzir a linha vocal antecipadamente. Isto não é um demérito.
O trabalho de Lessmann e Voss é polido, limpo como uma mesa cirúrgica, e isto não é um crime. A audição é um deleite e não há um segundo de incômodo. Seguindo os caminhos de sua antecessora, “Take my Heart and Run” é outra balada admirável. Como o título sugere sutilmente, “Slow Dance” é vagarosa, calcada no blues, com vocais de apoio que parecem uma canção gospel (influência do cristão Lessmann?), praticamente o antônimo da faixa-título, “Rock is Our Religion”. Aqui, mesmo que com certa polidez, o peso surge em certos momentos pontuais e muito bem encaixados. Aproveitando-se da dose extra de energia da canção anterior, “Something Is Better Than Nothing” também é mais vibrante, assim como “Look Around” e seu excelente solo de guitarra.
Neste ponto, você nota que as músicas foram separadas como os lados A e B de um vinil. Até a sexta faixa, temos momentos mais acessíveis, enquanto a partir da sétima (o começo do lado B), temos o peso mais em evidência. Esta pegada segue em “Stay”, até que temos o hit do America, “Sister Golden Hair”, que faz jus a original, e conta com dois convidados especiais: Kenny Lessmann na bateria e Martin Huch no pedal steel guitar (aquela guitarra que fica numa mesa, explicando de maneira bem simplória). Encerrando o trabalho, “What Feels Right” une estes dois mundos em uma boa canção, que não compromete e conta com mais um belo refrão. O resultado final é, em todo caso, arrasador.
O material foi produzido e gravado pelos dois, que cuidam da maioria dos instrumentos. Na bateria, Vincent Golly completa o time. Em Rock is Our Religion, temos um som instigante, mais calcado no rock dos anos 1970 com muita classe e sempre bastante acessível, para rolar nas rádios rock mundo afora.
Compre o CD: https://www.lojashinigamirecords.com.br/p-9492045-Lessmann_Voss—Rock-Is-Our-Religion
Músicas
- Medicine Man
- Smoke Without A Fire
- Runaway Days
- Fight For Our Love
- Take My Heart And Run
- Slow Dance
- Rock Is Our Religion
- Something Is Better Than Nothing
- Look Around
- Stay
- Sister Golden Hair
- What Feels Right
Foto: Eva von der Forst/Divulgação

