[Resenha] Lessmann-Voss – Rock is Our Religion

Lessmann-Voss – Rock is Our Religion
(Shinigami Records – nacional)

Por Clovis Roman

A dupla Claus Lessmann e Michael Voss se conhece de longa data, com seus caminhos se cruzando em estúdios e palcos ao redor do mundo. Atuam juntos no Phantom 5, onde Voss é guitarrista. Por sua vez, Lessmann participou de um álbum do Wolfpakk há alguns anos. Mas a conexão é antiga: Há trinta anos, no álbum Live…The Best, do Bonfire, Voss cuida das guitarras e vocais de apoio, enquanto Lessmann, dos vocais. Esta relação próxima se tornou a força motriz deste projeto que leva o nome de ambos, e que debuta no mercado com o ótimo disco Rock is our Religion.

Antes, você pode ler aqui outras resenhas que fizemos de trabalhos que contam com Michael Voss:

Lançado no Brasil pela Shinigami Records, o material afirma suas bases no hard rock e AOR, porém trazendo nuances musicais de outros cantos para dar a cara da dupla às canções. “Medicine Man” abre com uma certa apatia, o que é reforçado por sua posição na tracklist. No meio do CD, ela seria muito mais efetiva, até porque é uma boa música, com ótimas linhas vocais, daquelas para cantar junto. A faixa que poderia abrir o disco é “Smoke Without a Fire”, que começa lenta e emenda um hardão com cheiro de Def Leppard (dos bons momentos, claro) e Bon Jovi (da fase intermediária), um tanto pop e bastante grudenta, com um trampo primoroso de guitarras.

Com refrão irresistível, “Runaway Days” gruda na cabeça logo após a primeira audição: “Runaway days, bringing you love and delight, easing the pain from the fight, just take a break and hide away” são versos que você vai cantarolar enquanto lava a louça ou faz compras no supermercado. Após ficar preso na faixa três por um tempo considerável, finalmente deixei de acionar o repeat e parti para “Fight for our Love”, mais cadenciada e se aproximando do formato balada. A letra, obviamente, fala sobre como o amor é legal e aquela coisa toda. Se você pegar a letra e tentar cantar junto, sem nunca ter ouvido a música antes, é capaz de conseguir deduzir a linha vocal antecipadamente. Isto não é um demérito.

O trabalho de Lessmann e Voss é polido, limpo como uma mesa cirúrgica, e isto não é um crime. A audição é um deleite e não há um segundo de incômodo. Seguindo os caminhos de sua antecessora, “Take my Heart and Run” é outra balada admirável. Como o título sugere sutilmente, “Slow Dance” é vagarosa, calcada no blues, com vocais de apoio que parecem uma canção gospel (influência do cristão Lessmann?), praticamente o antônimo da faixa-título, “Rock is Our Religion”. Aqui, mesmo que com certa polidez, o peso surge em certos momentos pontuais e muito bem encaixados. Aproveitando-se da dose extra de energia da canção anterior, “Something Is Better Than Nothing” também é mais vibrante, assim como “Look Around” e seu excelente solo de guitarra.

Neste ponto, você nota que as músicas foram separadas como os lados A e B de um vinil. Até a sexta faixa, temos momentos mais acessíveis, enquanto a partir da sétima (o começo do lado B), temos o peso mais em evidência. Esta pegada segue em “Stay”, até que temos o hit do America, “Sister Golden Hair”, que faz jus a original, e conta com dois convidados especiais: Kenny Lessmann na bateria e Martin Huch no pedal steel guitar (aquela guitarra que fica numa mesa, explicando de maneira bem simplória). Encerrando o trabalho, “What Feels Right” une estes dois mundos em uma boa canção, que não compromete e conta com mais um belo refrão. O resultado final é, em todo caso, arrasador.

O material foi produzido e gravado pelos dois, que cuidam da maioria dos instrumentos. Na bateria, Vincent Golly completa o time. Em Rock is Our Religion, temos um som instigante, mais calcado no rock dos anos 1970 com muita classe e sempre bastante acessível, para rolar nas rádios rock mundo afora.

Compre o CD: https://www.lojashinigamirecords.com.br/p-9492045-Lessmann_Voss—Rock-Is-Our-Religion

Músicas

  1. Medicine Man
  2. Smoke Without A Fire
  3. Runaway Days
  4. Fight For Our Love
  5. Take My Heart And Run
  6. Slow Dance
  7. Rock Is Our Religion
  8. Something Is Better Than Nothing
  9. Look Around
  10. Stay
  11. Sister Golden Hair
  12. What Feels Right

Foto: Eva von der Forst/Divulgação

Deixe um comentário