[Resenha] Fred Mika – Withdrawal Symptoms

Nenhum comentário

Fred Mika – Withdrawal Symptoms
(Musik Records – nacional)

por Clovis Roman

O baterista Fred Mika, fundador e membro original da excelente banda Sunroad tem em Withdrawal Symptons seu trabalho solo, repleto de convidados especiais. O subtítulo “The Thirty-Three Years Celebration” preconiza o tempo que o músico está na ativa: 33 anos. Para celebrar essa marca tão específica, o cara chamou um dream team de vocalistas para interpretar cada uma das 9 músicas (descontando temas instrumentais, já que no total são 11 faixas).

O disco, calcado no Hard Rock setentista, com certo peso mesclado a classe e liberdade artística, abre com “Wired In”. O) refrão, com a voz de Carl Dixon (The Guess Who, April Wine) serviria como uma luva no Helloween, se sua levada não fosse mais orientada ao Hard. O som, um dos mais acessíveis de todo o álbum, é um momento inspirado do play. “Artwork Nightmare” é outra boa faixa, orientada pelas guitarras com os teclados servindo de base, com uma interpretação vocal bem afetada de Michael Vöss (Michael Schenker’s Temple of Rock), que chega a lembrar Dale Thompson em seus anos de Snakes in the Playground nos agudos rasgados.

O cantor Haig Berberian (Dogman) leva “Sly Side Effect” com classe, onde uma pegada Deep Purple pode ser sentida nas bases instrumentais. O fantástico Andre Adonis tem interpretações excelentes e bastante diferentes nas duas canções em que é protagonista: “Silence in Heaven” (com talk box gravado pelo próprio Mika) e “Miss Misery”. Nessa última, releitura do clássico do Nazareth, ele usa mais drive e uma voz rasgada áspera e ao mesmo tempo melodiosa, a fim de emular o grande e supostamente aposentado Dan McCafferty. Adonis, que integrava o Sunroad (banda de Mika) até poucos meses atrás, ainda foi responsável por gravar todas as guitarras, baixo e teclados.

Falando em Sunroad, “First Day Without You” (original do álbum Flying n’ Floating, 2006) aparece aqui em uma versão acústica extensa e bem bonita. Naz vozes, Daniel Vargas e Tito Falaschi fazem um belo dueto. O acústico interlúdio instrumental “Sharpppia” anuncia “Dawning of Aquarius”, com performance correta do francês Steph Honde. Uma nova lufada de inspiração e energia vem com “Second Skin Arena”, com Mario Pastore dando uma aula de interpretação, técnica e feeling. A letra, filosófica, chega a citar o dramaturgo grego Sófocles.

A capa do disco solo de Fred Mika.

Se a parte de dentro do encarte é bacana, com as letras de cada disco e um texto de Fred Mika falando sobre esse seu projeto, na capa e contracapa a fonte escolhida é bem feia, e com contornos e efeitos de preenchimento, acabou ficando ilegível em muitas partes. Em outras, as letras são muito pequenas. Se você olhar no Bandcamp do artista, poderá abrir essas imagens e ler tranquilamente. Mas na transição para o papel isso não ficou bom. E essa questão gráfica é o único ponto negativo do disco.

Esse trabalho saiu há dois anos, mas em nada perdeu sua relevância. Ele celebra a vida e obra de um importante músico do cenário nacional, que conseguiu reunir diversos amigos para essa festa. O trabalho foi gravado pelo próprio Mika, no seu Musik Studio, e lançado por seu selo Musik Records. O resultado final no geral é excelente. Withdrawal Symptoms merece ao menos uma audição de quem curte Hard e/ou Heavy.

Músicas
01. The Coming Of Symptoms
02. Wired In
03. Artwork Nightmare
04. Sly Side Effect
05. Silence In Heaven
06. Saints Spirits & Slaves Sinners
07. First Day Without You – acoustic version
08. Sharppia
09. Dawning Of Aquarius
10. Second Skin Arena
11. Miss Misery

Bandcamp: fredmika.bandcamp.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s