[Cobertura] Fernando Anitelli e seu ‘Teatro Mágico’ encanta Curitiba

Nenhum comentário

Fernando Anitelli (O Teatro Mágico)
Teatro Positivo
Curitiba/PR
19 de maio de 2017

por Kenia Cordeiro
fotos por Clovis Roman

Fernando Anitelli traz show intimista e até com pedido de casamento a Curitiba.

“Sem horas e sem dores, respeitável público pagão, bem-vindos ao teatro mágico” com esses versos de “Sintaxe à Vontade” teve início a apresentação de Fernando Anitelli no palco do Teatro Positivo, em Curitiba. Sua obra como um todo sempre busca fugir do lugar comum; e o lugar comum do artista é no palco, menos para ele. Os versos em questão foram declamados por ele, que veio pela entrada do público e desceu as escadas no meio de seus fãs, até chegar ao local onde tocaria suas músicas e leria poemas.

Se os shows da trupe do O Teatro Mágico são caracterizados pela grande quantidade de artistas, com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo: dança, malabarismo e acrobacias, a proposta de interpretação apenas em voz e violão deu um ar mais intimista às canções. Houve muita interação com o público, incluindo, como o próprio Anitelli chamou, um “mini sarau”, onde ele convidou quem tivesse vontade de declamar uma poesia ou ler algum texto de sua autoria a ir lá pra frente; tivemos dois voluntários. Depois disso tudo, mais pro final, um rapaz pediu um momento do show para Anitelli, a fim de pedir sua namorada em casamento. Ela aceitou.

Canções como “Cidadão de Papelão” e o sucesso “Ana e o Mar” tiveram a beleza de suas melodias realçadas neste formato simplificado. O repertório estava previamente preparado, mas houve espaço para surpresas “Xanéu nº5” veio de última hora, e funcionou demais. Ficou pesada mesmo acompanhada apenas pelas cordas do violão de Anitelli. Aliás, chega a ser impressionante como o cara consegue preencher o palco sozinho sentado em um banco; ele manteve um show de duas horas interessante do começo ao fim.

Entre os mais belos dos belos momentos da apresentação estão a fantástica “Zaluzejo” e sua letra engraçada e ao mesmo tempo reflexiva, e os hits “Pena” e “Amanhã… Será?”. A parte lírica do material do O Teatro Mágico é um caso a parte, cheia de trocadilhos inteligentes, observações do cotidiano e um foco especial no ser e no amor. Os versos da saideira “O Anjo Mais Velho” condensam todas essas ideias. E não houve vivalma que não tenha cantado junto com o artista o refrão “só enquanto eu respirar, vou me lembrar de você”. Anitelli estava certo quando nos falou que não poderia de maneira alguma, por demanda dos fãs, deixar essa canção de fora.

A atual turnê é um momento especial na carreira de Fernando Anitelli. E os fãs do O Teatro Mágico, não se preocupem: Um novo disco do grupo não deve tardar a sair – confira a entrevista que fizemos com ele no dia 18 de maio aqui.

ABERTURA
A apresentação que abriu a programação da noite foi responsabilidade de Roberta Campos. Ela apresentou um repertório enxuto, de onze músicas, e no geral obteve recepção respeitosa, mas pouco animada, do público. Apenas em “De Janeiro a Janeiro”, gravada por ela em parceria com Nando Reis, houve coro e aplausos ruidosos. Ela ainda apresentou interessantes releituras, como a belíssima “Último Romance”, do Los Hermanos, e “Love me Do”, do Beatles, sem contar “Tempo Perdido”, do Legião Urbana. O show foi bom, e Roberta é uma simpatia só: sua postura tímida não esconde a talentosa artista que é. Tanto que o próprio Anitelli convidou-a para cantar uma música consigo nessa mesma noite.

REPERTÓRIO
Sintaxe À Vontade
Tudo Numa Coisa Só
Pratododia
Zaluzejo
Cidadão de Papelão
Xáneu n° 5
Da Luta
Ana e o Mar
22-11
Realejo
Samba de Ir Embora Só
Você me Bagunça
Minha Felicidade
Deixa Ser
Nosso Pequeno Castelo
Pena
Amanhã Será
Camarada D’água
O Anjo Mais Velho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s