Rick & Giovani celebram o verdadeiro sertanejo em Curitiba

Nenhum comentário

Rick & Giovani
Opera de Arame
Curitiba/PR
07 de junho de 2017

por Kenia Cordeiro e Clovis Roman

A dupla Rick & Giovani surgiu há cerca de quatro meses, e é uma espécie de fusão de duas outras importantes duplas do sertanejo. Unir dois cantores de qualidade, ambos trazendo imensos sucessos de suas respectivas carreiras, mostrou ser um bom começo. A receita deu mais que certo, e ambos mostram um entrosamento que parece vir de anos e anos de convivência. Desde a entrevista que eles nos concederam até sua presença de palco deixava evidente a amizade e respeito mútuo.

Os cantores se apresentaram na Ópera de Arame, palco que Giovani confessou, durante o show, sonhar em cantar. Aliás, não faltaram agradecimentos a todos que estão os auxiliando nessa nova fase – a gratidão é uma valiosa virtude. Outra qualidade latente deles é o bom humor. Não faltaram brincadeiras de um com o outro e de ambos com o público – principalmente do bonachão Rick; rolaram até umas piadas escatológicas e outras de evidente duplo sentido. Mas o alicerce disso tudo foi a música, e nisso os caras são graduados. Abrir com uma espécie de medley que reuniu hits estrondosos como “Ela é Demais”, “Muleca” e “1, 2, 3” foi uma sacada genial. As duas primeiras são de Rick & Renner, do finalzinho dos anos 90; a outra é de Gian e Giovani (de 1996).

Ambos tiveram seus momentos de destaque. Giovani cantou sozinho “Nem Dormindo Consigo Te Esquecer” – com auxílio do público, enquanto Rick interpretou a carregada de emoção “Filha”. Mas juntos é que os caras brilham. O repertório extenso se mostrou sólido, pois a energia não baixou um momento sequer. Muitas canções vieram em medleys ou encurtadas mesmo, o que permitiu uma maior abrangência no setlist. Coube até mesmo um par de releituras do rei Roberto Carlos e “Tudo o que Eu Tenho”, o primeiro single dos dois. E em meio a tudo isto ainda houve espaço para tributos a grandes nomes do sertanejo raiz – os modão mesmo – de gigantes como Tião Carreiro e Pardinho e Teodoro e Sampaio. Curioso notar como Rick foi enfático ao celebrar a verdadeira música sertaneja, que tem melodia e também um tantinho de sofrimento, o contrário do que o cenário atual sugere como sertanejo. Os sôfregos versos de “Bares da Cidade” são um bom exemplo da sofrência que esse estilo em seu formato original tão bem retrata.

Rick & Giovani parecem ter nascidos para cantarem juntos, tamanho o entrosamento entre ambos. E essa sintonia se propaga para toda banda, que desempenha importante papel. Os sete músicos de apoio se mostraram, além de exímios instrumentistas, muito a vontade no palco. O show da turnê “Dois Corações” – cuja canção homônima foi a saideira – é definitivamente um espetáculo completo. Logo Rick e Giovani estarão lotando casas por todo o Brasil. A nossa música agradece.

MÚSICAS
Ela é Demais (Rick & Renner)
Olha Amor (Gian & Giovani)
1, 2, 3 (Gian & Giovani)
Muleca (Rick & Renner)
Mil Vezes Cantarei (Rick & Renner)
Mil Corações (Gian & Giovani)
Não Vivo Sem Você (Gian & Giovani)
Cara De Pau (Rick & Renner)
Eu Busco uma Estrela (Gian & Giovani)
Só Pensando em Você (Rick & Renner)
Não Vivo Sem Você (Gian & Giovani)
Tudo o Que Eu Tenho
Nem Dormindo Consigo Te Esquecer (Gian & Giovani)
Desatino (João Carreiro & Capataz)
Amargurado (Tião Carreiro e Pardinho)
Vestido de Seda (Teodoro & Sampaio)
Porta do Mundo (Peão Carreiro e Zé Paulo)
Caminheiro (Liu & Leu)
Filha (Rick & Renner)
Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo (Roberto Carlos)
Quando (Roberto Carlos)
O Grande Amor da Minha Vida (Gian & Giovani)
Nos Bares da Cidade (Rick & Renner)
Fim de Semana (Rick & Renner)
Que Raio de Amor É Esse? (Gian & Giovani)
Caçador de Corações (Gian & Giovani)
Bebo Pa Carai (Gino & Geno)
Nóis Tropica, Mas Não Cai (Rick & Renner)
Bebedeira (Lucas & Luan)
Caí no Laço (Gian & Giovani)
Dois Corações
Tema Final

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s